Exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora” é inaugurada no sábado em Guimarães

No ano em que se comemoram os 100 anos do nascimento do arquiteto Fernando Távora, um conjunto de entidades, como a Ordem dos Arquitectos, a Fundação Marques da Silva, a Faculdade de Arquitectura do Porto, a Escola de Arquitectura Arte e Design da Universidade do Minho (EAADUM), juntaram-se para organizar um conjunto de iniciativas (Távora 100) que estarão patentes em cidades importantes no percurso do arquiteto: Guimarães, Aveiro, Coimbra, Esposende, Matosinhos, Viana do Castelo e Vila Nova de Gaia. As iniciativas decorrerão em 2023 e 2024.

© Assembleia de Guimarães

Em Guimarães associam-se a estas comemorações a Muralha, associação de Guimarães para defesa do Património, da qual Fernando Távora foi o seu primeiro presidente, em 1982, a Assembleia de Guimarães, cuja sede social foi projetada pelo arquiteto e inaugurada em 1972, bem como a Câmara Municipal de Guimarães que o contratou para o importante Plano Geral de Urbanização 1979-1982, aposta que marcou decisivamente o desenvolvimento da cidade e a possibilidade de, mais tarde, o centro histórico de Guimarães ter sido classificado como Património Mundial.

O programa para Guimarães arrancará a 18 de novembro de 2023 com a inauguração desta exposição, mas contará, posteriormente, com visitas guiadas, aulas abertas, workshops, edição de um livro sobre a obra de Fernando Távora em Guimarães, entre outras atividades, anuncia a organização.

Na exposição “O valor permanente da obra de Fernando Távora”, serão exibidos, entre várias imagens que “atravessam o tempo e contam a história e a atividade do edifício sede da Assembleia de Guimarães”, vários trabalhos sobre o tema conservação do património, com base na ideia central de que “estudar a conservação de um edifício, de definir as intervenções destinadas à sua conservação, é também a forma de o conhecer em profundidade”, refere a nota enviada à comunicação social.

Na exposição estarão em destaque os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular Atelier de Projeto (EAADUM) focados nos edifícios da Assembleia de Guimarães e no Mercado Municipal de Santa Maria da Feira, obras importantes de Fernando Távora. Os estudos que serão mostrados na exposição refletem sobre os espaços considerados e ensaiam perspetivas sobre estas duas importantes obras de Fernando Távora.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES