Faleceu Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho
Numa nota colocada na página da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, reitor da Academia minhota, dá nota do falecimento de Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.

A Doutora Joana Marques Vidal, pode ler-se, de há muito que colaborava com a Universidade do Minho, uma colaboração que “ganhou uma nova expressão a partir do momento em que, em maio de 2021, assumiu as funções de Presidente do Conselho Geral, cargo que desempenhou, como é por todos reconhecido, com grande disponibilidade e compromisso, com isenção e equilíbrio, sempre com elevadíssimo sentido institucional”, recorda Rui Vieira de Castro.
A Universidade fica-lhe “largamente devedora do trabalho que entre nós desenvolveu a partir do momento em que, como costumava dizer, passou “a ser da Universidade do Minho”.
A Universidade perde um dos seus membros ilustres. O País perde uma cidadã íntegra e interventiva, perde uma voz que, nos tempos difíceis que são os nossos, certamente nos fará muita falta”, acrescenta do reitor.
A Universidade do Minho, “recordando com profundo afeto a sua presença entre nós”, apresenta aos familiares e amigos da Doutora Joana Marques Vidal as suas mais sentidas condolências.
Joana Marques Vidal era ex-procuradora-geral da República, e faleceu aos 68 anos de idade no Hospital de São João, no Porto, após ter estado várias semanas internada.
Foi a primeira mulher a liderar a Procuradoria-Geral da República, no período entre 2012 e 2018.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 15, 2025
Os Conquistadores recebem neste domingo o Estrela da Amadora, pelas 20h30, no estádio D. Afonso Henriques.
Março 15, 2025
Três Especialidades Clínicas da ULSAAVE - Unidade Local de Saúde do Alto Ave, estão já preparadas para aplicar esta tecnologia aos utentes da região: Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral. Outras se juntarão em breve, adianta fonte da Unidade Local de Saúde, e alargarão, assim, o âmbito de intervenções realizadas por este processo.
Março 14, 2025
Este ano, a Montanha da Penha, em Guimarães, será o cenário da Festa da Primavera, que decorre nos dias 22 e 23 de março e que é promovida pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity.