Faleceu o advogado vimaranense Luís Teixeira e Melo
Morreu, na última madrugada, aos 83 anos, o conceituado advogado vimaranense Luís da Cunha Teixeira e Melo, vítima de doença prolongada.

© Direitos Reservados
O corpo encontra-se em velório esta quarta-feira, dia 20, a partir das 16h30, na Capela Particular da Quinta de Sendelo, em Silvares. O funeral realiza-se quinta-feira, dia 21, com saída da capela às 16h00, seguida de missa de corpo presente às 16h30 na Igreja Paroquial de Silvares. O advogado será depois sepultado em jazigo de família, no cemitério da mesma freguesia.
Natural de Selho São Jorge, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1966 e exerceu advocacia durante mais de cinco décadas, sendo sócio fundador da sociedade Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados. Foi ainda membro do Conselho Superior da Ordem dos Advogados.
Referência maior da advocacia vimaranense, destacou-se também pela dedicação à vida cívica e associativa, colaborando com instituições como os Bombeiros Voluntários de Guimarães, a Santa Casa da Misericórdia e a Sociedade Martins Sarmento. No plano político, foi militante do CDS-PP, chegando a presidir à Comissão Política Concelhia de Guimarães.
Câmara de Guimarães lamenta morte de Luís Teixeira e Melo
O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressou já o seu profundo pesar pelo falecimento de Luís Teixeira e Melo (1942-2025), um dos mais respeitados advogados de Guimarães e do país. Numa nota de pesar, o autarca destacou o legado do jurista que, ao longo de mais de cinco décadas, se tornou uma referência na advocacia.
Domingos Bragança destaca o seu percurso profissional, que o levou à vice presidência do Conselho Superior da Ordem dos Advogados em 2013.
Para além da sua “brilhante carreira profissional”, Luís Teixeira e Melo exerceu funções de Delegado do Procurador da República e de árbitro na Associação Portuguesa de Arbitragem. Foi também reconhecido pelo seu forte compromisso cívico e associativo, tendo presidido a Mesa da Assembleia Geral de várias instituições de relevo em Guimarães.
Domingos Bragança enaltece uma vida marcada por uma “entrega permanente às causas públicas, sociais e culturais”, que deixou uma “marca indelével na cidade e na comunidade vimaranense”.
Em nome do município, o autarca endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e colegas de profissão de Luís Teixeira e Melo.