Faleceu um “dedicado servidor público e ativista”: José Casimiro Ribeiro
A partida de José Casimiro Martins Ribeiro, diz o município, “deixa um vazio naqueles que o conheceram e colaboraram com ele ao longo dos anos."
A Câmara Municipal de Guimarães emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira, dia 23, lamentando o falecimento de José Casimiro Martins Ribeiro, uma figura que “marcou a sua vida dedicando-se incansavelmente à causa pública e deixando um legado notável de ativismo e compromisso”.
Nascido em 1940, em Guimarães, José Casimiro Ribeiro dedicou-se desde a juventude à luta antifascista, tendo rejeitado participar na Guerra Colonial e desertado do Exército em 1962. Exilou-se em Paris, onde viria a participar ativamente nos movimentos estudantis que eclodiram no Maio de 1968.
A sua coragem e determinação foram demonstradas de forma marcante ao encontrar-se preso em Caxias no histórico dia 25 de Abril de 1974, um momento que marcou um virar de página na história de Portugal.
Além do seu envolvimento político, Casimiro Ribeiro foi também uma figura proeminente no âmbito associativo. Ocupou cargos de liderança no CICP – Centro Infantil e Cultural Popular e na Associação Convívio, onde deixou uma marca indelével através do seu compromisso com o bem-estar e desenvolvimento da comunidade.
A partida de José Casimiro Martins Ribeiro, diz o município, “deixa um vazio naqueles que o conheceram e colaboraram com ele ao longo dos anos. A sua vida dedicada ao serviço público, ao ativismo político e ao enriquecimento cultural serve de inspiração para as gerações presentes e futuras”.
Neste momento de luto, a Câmara Municipal, estende as mais sinceras condolências à família, amigos e todos aqueles que “foram tocados pela sua presença e contribuições significativas. A memória de José Casimiro Martins Ribeiro permanecerá viva e continuará a influenciar positivamente a sociedade que ele tanto se empenhou em melhorar”, termina.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
Tiago Castro calou a mágoa e a revolta durante cinco anos. Na verdade, tentou não alimentar um assunto que o mói, que o incomoda, e que o vai acompanhar ao longo da vida.
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.