Farfetch multiplicou os prejuízos por dez em 2020

A empresa de José Neves encerrou o exercício de 2020 com um prejuízo de 3,3 mil milhões de dólares, quase dez vezes mais do que os 373,7 milhões de dólares registados em 2019.

Isto, apesar de Elliot Jordan, o CFO (Chief Financial Officer, diretor financeiro) da empresa ter afirmado, no final de 2019, que era “aceitável” que a Farfetch atingisse o breakeven em 2021.

“O prejuízo reportado após impostos de 2,3 mil milhões de dólares no quarto trimestre e de 3,3 mil milhões de dólares no ano reflete o impacto não monetário das obrigações convertíveis (convertible notes). Em 2020, a Farfetch obteve um financiamento de 1,2 mil milhões de dólares a taxas de juros baixas ou inexistentes, através de obrigações convertíveis. Este financiamento permitiu-nos investir no negócio e executar a nossa visão para a plataforma. Como acontece com qualquer operação de financiamento, fizemos uma avaliação do retorno do investimento e acreditamos que o valor criado por esses investimentos para os acionistas excede em muito o custo para o negócio”, explica a empresa, em comunicado.

O CFO está satisfeito com o desempenho da empresa

Apesar destes resultados, Elliot Jordan afirma: “Estamos muito satisfeitos com o desempenho financeiro da Farfetch no último ano e a valorização do preço das ações, ao longo do último ano, demonstra que a empresa potenciou uma significativa criação de valor para os detentores de obrigações convertíveis, bem como para os nossos acionistas”.

Entre outubro e dezembro do ano passado, a Farfetch registou perdas de 2,28 mil milhões de dólares, valor que compara com os 110,1 milhões registados no período homólogo de 2019.

A empresa aumentou as receitas em 64%, de 1,02 mil milhões em 2019 passou para 1,7 mil milhões de dólares.

No último trimestre de 2020, a empresa registou pela primeira vez um resultado operacional positivo. O EBITDA ajustado aumentou 28,3 milhões de dólares para 10,4 milhões. A margem foi de 2,2% no quarto trimestre, comparáveis com os -5,3% do mesmo período de 2019.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?