Favas contadas

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesDomingos Bragança, e o Partido Socialista venceram as eleições autárquicas do passado domingo, dia 26 de setembro.

Dos vimaranenses que foram às urnas, 48,06% atribuíram-lhes sete mandatos na Câmara Municipal, mais um do que em 2017. O Partido Socialista vai também liderar a Assembleia Municipal, que continuará presidida por José João Torrinha, e que contará com o apoio de 61 ou 62 dos 97 deputados e será poder em 36 ou 37 freguesias.

Bragança consegue uma vitória expressiva para o seu derradeiro mandato. O presidente da Câmara Municipal avança agora com uma equipa mais jovem no seu executivo, depois de ter trocado Ricardo Costa por Paulo Lopes Silva e Fernando Seara de Sá por Nelson Felgueiras, e conta com um reforço também jovem, Ana Berkeley Cotter, que por cerca de 200 votos foi eleita no sétimo lugar.

Adelina Paula Pinto, Paula Oliveira e Sofia Ferreira, que se mantêm do executivo anterior, completam o elenco que governará Guimarães durante os próximos anos. Olhando para os eleitos, Bragança procurará governar em águas calmas nestes quatro anos.

A coligação Juntos por Guimarães desce para os 34,18%, perdendo o quinto vereador. Bruno Fernandes, Ricardo Araújo, Vânia Dias da Silva e Hugo Ribeiro farão oposição no executivo municipal. Associadas à coligação ficam 11 ou 12 freguesias. Na Assembleia Municipal, a coligação terá 29 ou 30 deputados.

Mariana Silva não conseguiu o grande objetivo de fazer a CDU regressar à Câmara Municipal, mas valeu-lhe manter os votos aproximados aos de 2017 e reforçar a presença em algumas freguesias para que a noite eleitoral não tenha sido sofrida. Torcato Ribeiro, vereador até 2013, vai regressar à Assembleia Municipal com mais dois elementos da coligação de esquerda.

O Chega elegeu um deputado municipal, o que é também digno de registo. O Bloco de Esquerda mantém Sónia Ribeiro e a Iniciativa Liberal vai estrear-se na Assembleia vimaranense.

Estão conhecidos quase todos os resultados e os seus protagonistas, faltando repetir-se a eleição para a Assembleia de Freguesia da UF Sande Vila Nova e Sande S. Clemente, que deu empate entre o PS e a coligação JpG.

Terminadas as eleições, é arregaçar as mangas que há muito a fazer.

Bom mandato a todos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES