Fazer refeições no interior de um restaurante só vacinado ou com teste negativo

Passou a ser exigida a apresentação de certificado de vacinação contra a covid-19 ou de teste negativo, para poder fazer refeições no interior dos restaurantes entre as 19h00 de sexta-feira e as 22h30 de domingo, também em Guimarães.

© Direitos Reservados

São admitidos quatro tipos de testes: teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação; teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação; teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado; teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do estabelecimento que se pretende frequentar, sob verificação dos responsáveis por estes espaços.

Pedro Fernandes, proprietário de um restaurante no centro histórico, disse que, no seu caso, “as pessoas podem esperar os resultados no exterior, por baixo dos arcos”. Há restaurantes, porém, que não têm essa possibilidade e terão de arranjar outras formas de esperar a meia hora necessária.

Contudo, Pedro Fernandes não espera receber muita gente no interior do estabelecimento. “Os clientes têm optado pelo exterior, mesmo sem esta medida, e vai estar bom tempo”, explicou.

Sobre um possível alargamento das esplanadas, apesar de “dar jeito”, já houve uma medida implementada pelo município para esse efeito. Lembra, no entanto, que há restaurantes, “por exemplo no Toural e outras praças”, que poderiam usufruir do largo, “excecionalmente”, frisou.

A medida aplica-se apenas ao interior dos estabelecimentos. Nas esplanadas não é preciso teste nem certificado de vacinação.

Caso sejam encontradas pessoas a jantar ou almoçar nesses dias sem certificado ou teste negativo, as multas aplicáveis vão de 100 a 500 euros para pessoa individual e de 1.000 a 10.000 euros para o dono do restaurante.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?