Feira da Terra de S. Torcato foi mais um momento de “afirmação da região”

A XXVIII edição da Feira da Terra, realizada no terreiro da Vila de S. Torcato, em Guimarães, entre 11 e 14 de julho de 2024, afirmou-se, "uma vez mais, como um dos eventos mais emblemáticos e acarinhados em S. Torcato e no concelho de Guimarães ao reunir restaurantes, agricultores, artesãos e produtores locais para celebrar a cultura, a gastronomia e os produtos da terra", diz Sérgio Gonçalves, presidente da direção da ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, entidade organizadora.

© CMG

Ao longo de quatro dias, a Feira da Terra apresentou 75 expositores, seis restaurantes e recebeu um número elevado de visitantes, os quais usufruíram de uma “experiência completa, celebrando a riqueza cultural e os produtos provenientes da terra”, acrescenta o responsável.

Com uma variedade de expositores, a feira ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecer e comprar produtos frescos, desde frutas e vegetais até produtos lácteos, mel e vinho produzidos localmente. Os participantes puderam desfrutar de degustações, demonstrações de artesanato tradicional e interagir diretamente com os produtores, fortalecendo o vínculo entre produtores e consumidores, e entre o rural e o urbano.

Paralelamente, a Feira da Terra apresentou uma programação cultural diversificada, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de mergulharem também nas tradições e nas curiosidades do passado. Houve lugar a concertos, folclore, animação de rua, teatro, atividades para crianças, desfile de bicicletas antigas – pasteleiras, exposição de motos antigas enriquecendo a experiência para toda a família.

Além disso, foram realizadas palestras e workshops sobre diferentes temáticas relacionadas com a preservação do meio ambiente e a divulgação das artes tradicionais. A par de uma exposição retrospectiva dos 30 anos da ADCL, uma presença impactante no território.

A XXVIII Feira da Terra, com a sua “combinação única e genuína de produtos de qualidade, animação, cultura local, gastronomia, tradição e sustentabilidade, proporcionou a todos aqueles que visitaram o espaço, uma série de experiências únicas, tendo ainda consolidado o sucesso das edições anteriores”.

Com o sucesso alcançado nesta edição espera-se que a Feira da Terra de S. Torcato, organizada pela Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, “continue a prosperar nos próximos anos, atraindo visitantes de toda a região e enaltecendo sempre a cultura e a economia local, afirmando a região”, vinca Sérgio Gonçalves.

Na nota enviada às redações, a ADCL agradece aos trabalhadores pelo “incansável trabalho na montagem e dinamização, aos patrocinadores e entidades institucionais que constituem uma base de apoio logístico e financeiro imprescindível e ao município pelo apoio e reconhecimento desta iniciativa como um evento de interesse concelhio. Começa agora o trabalho de preparação da nova edição, a qual se espera que acompanhe o sucesso atingido até agora”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES