Feira Paisagem regressa em julho com arte gráfica, oficinas e conversas sobre diversidade
Guimarães recebe, no próximo dia 26 de julho, mais uma edição da Feira Paisagem, um evento dedicado à arte gráfica e à criação de comunidade através da criatividade. A iniciativa decorre entre as 14h00 e as 21h00, no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, com entrada livre.

© DR
Ao longo de um sábado de verão, o espaço transforma-se num território artístico e participativo, com um programa que inclui feira de arte gráfica, oficinas criativas para diferentes idades, uma talk sobre diversidade com bar e música.
A feira de arte gráfica, que decorre durante todo o dia, refere a organização, promove o contacto direto entre o público e artistas emergentes, numa alusão à diversidade criativa contemporânea.
Para os mais novos, entre os seis e os 13 anos, a oficina “Mosaico de Impressões” convida à criação de carimbos inspirados nos azulejos de Guimarães, culminando num mosaico coletivo. Para os participantes com mais de 13 anos, a oficina “Amor Revolução” propõe uma abordagem criativa à colagem e assemblagem, inspirada na obra da artista Ana Hatherly, explorando a relação entre arte, política e afeto.
Um dos momentos altos do programa acontece pelas 19h00 com a talk “Comunidades Plurais”, que junta quatro projetos que promovem a diversidade como motor de transformação social. A conversa pretende refletir sobre arte, resistência e os desafios de construir territórios inclusivos e criativos.
Durante o evento será também distribuído o zine “Paisagem #3 – Comunidades Plurais”, resultado de um workshop experimental que cruzou práticas editoriais colaborativas com pensamento crítico contemporâneo.