Festa da Primavera muda-se para a zona de Couros
“Bairro C: Compromisso de Carbono Zero” será o mote da edição deste ano do evento, que decorrerá nos dias 23 e 24 de março, e apresentará concertos, mercadinhos e outras atividades.

Guimarães acolhe assim mais uma edição da Festa da Primavera, que este ano é tranferida para a Rua de Vila Flor, em plena zona de Couros. “Bairro C: Compromisso de Carbono Zero”, projeto piloto aprovado pela NetZeroCities, no âmbito da Missão Cidades, será o mote da festividade, que coloca a sustentabilidade em destaque. O evento é organizado pelo Laboratório da Paisagem e pelo município de Guimarães.
Ao longo do fim de semana, a programação da Festa da Primavera contará com mercadinhos, música, dança, workshops, palestras, zona de piquenique, exposições e outras atividades para a família. Pelo palco do evento passarão as vimaranenses Vera Lima e Maria João Soares, que foi, recorde-se, segunda classificada do The Voice Portugal 2023. No mesmo local decorrerão palestras sobre soluções para varandas verdes e momentos de dança.
Para os mais novos haverá o concerto “Palhacinho Jonas – História musicada com Catarina Pereira”, jogos tradicionais, uma caça ao tesouro, o Educabicla ou um jogo de tapete gigante. Ainda a ilustração de postais, o eco print, atividades com barro, sessões de aprendizagem sobre a indústria dos cortumes, oficinas de criação de sabão e construção de abrigos para morcegos, entre muitos outros.
A Festa da Primavera contará também com oficinas de Kokedamas e de construção de um charco na Floresta Miyawaki, instalações artísticas, exposições fotográficas e de desenho, um percurso interpretativo ao Bairro C, uma visita às árvores dos jardins de Vila Flor, um Bioblitz e uma performance artística do Guimagym.
O acesso à Festa da Primavera é gratuito e aberto a toda a comunidade. O programa completo está disponível em www.labpaisagem.pt.
Recorde-se que o Bairro C serve como uma espécie de “tubo de ensaio” para uma série de medidas dirigidas ao compromisso do município de Guimarães com a neutralidade carbónica, que consiste numa “abordagem integrada às emissões oriundas da energia, da mobilidade, dos resíduos e do uso do solo”, refere o Laboratório da Paisagem de Guimarães.
O objetivo deste projeto é “promover a mudança de comportamentos, a inovação social e cultural, novas políticas e regulamentações, a tecnologia verde, a economia sustentável e ainda novos modelos de negócio”, acrescenta a nota enviada às redações.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 13, 2025
Em março, iniciam-se intervenções de requalificação em três arruamentos da freguesia de Barco, com o objetivo de garantir melhores condições de circulação e segurança.
Março 13, 2025
Acontece esta sexta-feira, dia 14, e estará também o vereador da Juventude Nelson Felgueiras e Nuno Santos, membro da direção da FNAJ.
Março 13, 2025
Realizou-se em fevereiro a segunda edição do Showroom da Quinta Donna Maria, em Oleiros. Nelson Castro, da Quinta Donna Maria, e Soraia Leite, da Creme D`avelã, voltaram a unir-se para a realização deste evento.