FESTA DAS COLHEITAS ANIMA S. TORCATO

©  Mafalda Oliveira/Mais Guimarães

A vila de São Torcato recebe, a partir desta sexta-feira, mais uma edição da Festa das Colheitas, um evento que “pretende recriar as atividades agrícolas dos inícios do século XIX de São Torcato”, explicou Bruno Fernandes, presidente do Grupo Folclórico de São Torcato, esta manhã, na apresentação do evento.

A Festa das Colheitas – que já conta com mais de duas décadas de existência – como habitual, divide-se em três dias: sexta-feira, o dia do vinho, sábado dia do pão e o domingo, dia do Senhor.

Na apresentação do evento, Bruno Fernandes destacou a componente pedagógica do evento, já que, na sexta-feira de manhã, várias escolas do concelho participam na vindima. No ano passado, mais de 600 crianças estiveram envolvidas na iniciativa. “Esta é uma dimensão que o Grupo Folclórico de S. Torcato não abdica. Achamos que devemos transmitir às novas gerações uma tradição que nos dias de hoje está mais mecanizada”, referiu. O objetivo é que as crianças, sobretudo do primeiro ciclo e dos infantários do concelho, “possam ter uma experiência de contacto com essa realidade onde o Grupo Folclórico de S. Torcato recria uma vindima tradicional”, explicou.

No sábado, dia dedicado ao pão, realiza-se uma desfolhada em frente ao Santuário de São Torcato.  No domingo, decorre de manhã uma missa campal e, na parte da tarde, decorre a distribuição do vinho doce.

À semelhança do ano passado, haverá uma zona de conforto no espaço exterior do mosteiro local, para que, independentemente das condições climatéricas, a população possa assistir a todos os eventos disponibilizados pela organização. Existe ainda a componente da gastronomia tradicional, com uma aposta na cozinha tradicional, “onde quem nos visita pode jantar e almoçar com uma ementa que é, acima de tudo, uma recriação da cozinha tradicional da época que estamos a recriar”.

Para este evento, cujo orçamento é de cerca de cinco mil euros, o Grupo Folclórico de S. Torcato estima a participação de milhares de pessoas.

“A maior festa tradicional de Guimarães”

A ideia da organização é elevar as Festas da Colheita como “a maior festa tradicional de Guimarães”, afirma Bruno Fernandes. “A Festa das Colheitas é encarada pelo Grupo Folclórico como um evento com enorme potencial. Queremos investir muito na organização e na divulgação de um evento que, pelas suas características e pela forma genuína como é feito, tem todas as condições para ser a maior festa tradicional do nosso concelho”, ambicionou.

A ideia foi também defendida por presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins. “A Festa das Colheitas representa, para a junta, uma das principais atividades que se realiza ao longo do ano em São Torcato. Porém, também é, provavelmente, a principal que caracteriza a vila de São Torcato: vai à raiz e à tradição popular que a vila de São Torcato tem”, frisou.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?