Festa dos Vinhos de Vimaranes reuniu 14 produtores da região para “divulgar o património”

Depois de um evento de "grande impulso", a Confraria Terra de Vimaranes quer tornar Guimarães capital do Vinho Verde pelo menos uma vez por ano.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O Instituto de Design de Guimarães, antiga Ramada, foi palco da primeira edição da Festa dos Vinhos de Vimaranes, iniciativa direcionada aos vinhos do concelho e aos seus produtores e que visa “promover e divulgar o património, um dos segredos mais bem guardados da região”, explicou Mário Moreira, presidente da Confraria.

O evento reuniu 14 produtores de vinho verde em Guimarães, nomeadamente a Quinta Pousada de Fora, da Cancela, Valle dos 3 Irmãos, Sezim, Encados, Ermízio, Rabiana, Candoso de Cima, Lamela, S. Gião, Villa Beatriz, Estrufães, Morteiras, Castro de Ourilhe e Adega de Guimarães.

A festa dos vinhos serviu também para a entronização dos novos membros da Confraria Terras de Vimaranes e para o reconhecimento feito a Joaquim de Oliveira Martins, fundador e proprietário do restaurante Condado durante 53 anos.

Mário Moreira considera que o evento será “um grande impulso” para os vinhos da região e que “nada ficará como antes”. O dirigente da associação quer que Guimarães seja capital do Vinho Verde pelo menos uma vez por ano.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

De forma a demonstrar o “bairrismo vimaranense”, que não pode ser só encarado no futebol”, o presidente da Confraria Terra de Vimaranes lançou o desafio de pedir vinhos da região nos estabelecimentos de restauração.

Domingos Bragança defende investimento na tecnologia para servir de apoio ao setor agrícola

Consciente de que o setor agrícola “precisa de maior apoio”, o presidente do município de Guimarães explicou que “a ciência e a tecnologia estão em tudo. Hoje podemos ter os nosso produtos genuínos mas melhorando os contributos da ciência e da sustentabilidade económica e ambiental. Não temos de estragar o ambiente e podemos continuar a acrescentar qualidade aos produtos.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Na sua intervenção, o autarca destacou o trabalho das associações vimaranenses como a Confraria Terra de Vimaranenses para demonstrar “o que melhor se faz no concelho” e enalteceu os “produtos excecionais” apresentados no evento pelos 16 produtores: “Esses vinhos têm de ser servidos nas nossas casas e estabelecimentos. Damos a conhecer os nossos vinhos e temos de ter essa sintonia com as pessoas.”

Tendo como exemplo António Martins, o edil recordou que é necessário satisfazer os clientes com “boa comida, bom ambiente, empatia e bom trato.”

De forma a divulgar o evento, a Festa dos Vinhos de Vimaranes percorreu as artérias da cidade berço acompanhado pela Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES