Festas Nicolinas: O Pregão será declamado nesta terça-feira
As festas dos estudantes prosseguem na tarde desta terça-feira, dia 05 de dezembro, com o Pregão a ser recitado em vários pontos da cidade berço.

© João Bastos
O número das Festas Nicolinas inicia pelas 15h00 no Campo da Feira, segue para a Câmara Municipal de Guimarães, para o Liceu, para a Senhora Aninhas, Torre dos Almadas e termina no Largo do Toural.
O Pregão consiste na “declamação de um texto satírico-retórico, afectado, da autoria de novos ou velhos nicolinos, recitado de modo entusiasta por um estudante-pregoeiro em vários pontos da cidade por onde se deslocam em cortejo os estudantes bramindo as baquetas e castigando os bombos e caixas, executando o toque do Pregão”, pode ler-se no site dos Velhos Nicolinos. O primeiro Pregão documentado remonta ao ano de 1817.
Recorde-se ainda que nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, decorrem as Maçazinhas e no dia seguinte, há o Baile da Saudade.





