Fest’in Folk Corredoura: Campo de S. Mamede acolhe Gala de Folclore Nacional

Guimarães volta a ser, neste fim de semana, palco de um dos mais vibrantes festivais internacionais de folclore em Portugal.

© Direitos reservados

Neste sábado, dia 9 de agosto, pelas 21h30, no Campo de S. Mamede, realiza-se a Gala de Folclore Nacional, com a participação do Grupo Regional de Moreira da Maia (Maia), do Grupo Folclórico da Senhora da Aparecida (Lousada), do Rancho das Lavradeiras da Trofa (Trofa), do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo) e do Grupo Folclórico da Corredoura (Guimarães).

O encerramento do festival acontece no domingo, 10 de agosto, e inclui uma celebração ecuménica às 11h00 na Igreja de São Francisco. À noite, o evento prossegue com a Gala de Encerramento, que contará com atuações dos grupos internacionais e o Ato de Clausura. Participam o Ballet Argentino Caldén Gaucho (Argentina), a Compagnie Artistique Mien-Moh (Costa do Marfim), L’Etoile de L’Avenir (França), JDK “Ridze” (Letónia), Ballet Folklorico de Occidente (México) e Dansensemble Phoenix (Países Baixos).

Organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura e certificado pelo CIOFF Internacional, entidade reconhecida pela UNESCO, o Fest’in Folk cumpre critérios exigentes, como a presença mínima de cinco grupos internacionais e uma semana de atividades culturais.

Henrique Macedo, presidente do grupo organizador, destaca que o evento exige uma “preparação minuciosa ao longo de todo o ano”, contando com um orçamento aproximado de 40 mil euros, suportado por voluntariado e pelo apoio da Câmara Municipal, INATEL, empresas privadas e Junta de Freguesia. A logística do festival tem como base a Escola Martins Sarmento, onde se concentram alojamento, refeições e ensaios.

Com dez anos no formato atual, o Fest’in Folk Corredoura consolida-se como um dos principais eventos do género em Portugal, projetando Guimarães como ponto de encontro de culturas e tradições de todo o mundo.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS