Fest´in Folk Corredoura regressa à cidade berço entre 05 e 11 de agosto

Música, dança e cultura volta a preencher as artérias da cidade berço durante o início do próximo mês.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Na segunda vez enquanto festival certificado pelo Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF), o Fest´in Folk Corredoura traz a Guimarães mais uma vez vários grupos nacionais (Grupo Folclórico de S. Cosme de Gondomar, Grupo Etnográfico do Baixo Minho, Grupo Folclótico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha, Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia e o Grupo Folclórico da Corredoura).

Todavia, não podiam faltar também os grupos internacionais, nomeadamente de Itália (Sbandieratori dei Rioni di Cori), Chile (Conjunto de Cantas y Danzas Tradizionales Los del Bio Bio) Uruguai (Compania de Arte Esampas Criollas), Indonésia (Equipe Diaztiarni, Abdilah e Tydif Studio Surabaya), Paraguai (Elenko Folklórico San Lorenzo) e Sérvia (Folk Dance esemble “Branko Cvetkovic” Belgrade).

O festival procura promover o conhecimento da cultura tradicional portuguesa  e permitir aos vimaranenses o contacto com tradições de outras nacionalidades através de um programa que cruza folclore, tempos e culturas.

Apesar de os momentos-chave se realizarem durante três dias, o festival estende-se a toda a semana, entre 05 e 11 de agosto. O festival arranca com as residências artísticas dos grupos folclóricos na cidade berço, seguindo-se a inauguração da exposição “O Mundo a Trajar em Guimarães” no dia 06 de agosto. No mesmo dia, há  também várias atuações dos grupos presentes em instituições de solidariedade social do concelho. No dia seguinte (07 de agosto), o grupo folclórico paraguaio promove um workshop de dança.

Na sexta-feira, dia 09 de agosto, as ruas do centro de Guimarães ficam preenchidas de cor e dança dos grupos internacionais, que desfilarão entre o Largo da Câmara Municipal até à Oliveira, pelas 16h00 À noite, há a gala de abertura do espetáculo multicultural, juntamente com uma orquestra, a partir das 21h30.

A noite de sábado, dia 10 de agosto, fica marcada pela gala dedicada apenas aos grupos nacionais. O festival encerra na noite de domingo, dia 11 de agosto, com a celebração de todos os grupos folclóricos e com a gala de encerramento, com a atuação dos grupos internacionais.

O Fest´in Folk Corredoura é desde de dezembro de 2022 um dos Festivais CIOFF do país, reconhecido pelo CIOFF Internacional, que
mantém relações consultivas formais com a UNESCO.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES