Fest´in Folk Corredoura ocorre pela primeira vez como festival certificado da CIOFF

O programa irá contar com grupos folclóricos de seis países.

fest-com-barra

O Fest´in Folk Corredoura, que ocorre de 08 a 13 de agosto, integra, pela primeira vez, a agenda de festivais internacionais CIOFF – Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. O programa irá contar com grupos folclóricos de sete países.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

O evento vimaranense faz agora “parte dos poucos festivais que existem em Portugal com a certificação do CIOFF e também daqueles que existem a nível mundial”, adiantou Henrique Macedo, presidente do Grupo Folclórico da Corredoura. “Este festival e a cultura de Guimarães fazem parte da certificação da CIOFF internacional e da UNESCO e acho que isso deve orgulhar todos os vimaranenses e a cultura tradicional. O folclore de Guimarães estará mais do que nunca a ser falado por esse mundo fora”, acrescentou.

O festival conta ainda com a participação de grupos folclóricos oriundos de seis outros países, nomeadamente Burundi, Canadá, Geórgia, Perú, Polónia e Venezuela. Neste contexto, Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo na Câmara Municipal de Guimarães, enaltece a importância do festival para a “multiculturidade do território”: “Guimarães tem investido há longos anos nesta ambição de ser uma cidade cultural e isto não se pode afirmar apenas por programação cultural, mas sim por aquilo que é a transmissão dos valores fundamentais da humanidade, através das diferentes manifestações culturais que o território tem”, sublinhou.

“O Fest´in Folk Corredoura tem sido um ponto central nesta estratégia pela capacidade que tem de trazer várias culturas de vários países diferente. “(O festival) é provavelmente o momento do ano em Guimarães em que temos mais culturas a viverem em comunidade e a fazerem-se sentir na cidade.”

De acordo com Henrique Macedo, a organização do evento baseou-se também na elaboração de um “programa diverso, que possa atingir vários públicos, principalmente públicos novos, que possamos cativar nova gente para a cultura tradicional e para o folclore. Os jovens vão olhando para o folclore de maneira diferente por aquilo que vamos fazendo ao longo do ano. Com esta maneira de olhar para o folclore, não esquecendo o que os antepassados deixaram, mas introduzindo aquilo que o mundo de hoje nos dá, é capaz de trazer novos elementos, mas também novos públicos”, adiantou o presidente do Grupo Folclórico da Corredoura.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

O presidente da Junta de Freguesia de S. Torcato admite ter “orgulho de ter na vila uma instituição que é o Grupo Folclórico da Corredoura, que hoje consegue verter para além das suas fronteiras toda a sua qualidade e capacidade de produzir um evento desta grandeza”. Além disso, acrescenta que vai haver a “oportunidade de ter um cuidado social, que é muito importante. Visitar quem tem menos voz, quem tem menos capacidade de se deslocar”.

Os grupos folclóricos presentes na edição deste ano ficarão alojados na Escola Secundária Martins Sarmento, que será também uma residência artística para os mesmos. Isso culminará num espetáculo musical intercultural, que terá uma orquestra conjunta que atuará durante toda a gala para todos os grupos folclóricos. Em destaque está também o desfile dos grupos pelo centro histórico da cidade berço, com momentos de dança junto à Câmara, na Praça da Oliveira e no Largo do Toural.

Conheça todo o programa do Fest´in Folk Corredoura 2023:

Dia 8 de Agosto de 2023 às 16h – Inauguração da Exposição de Trajos “O Mundo a
Trajar em Guimarães” no Guimarães-Shopping – Exposição decorrerá nos dias 08, 09 e
10 de Agosto.

Dia 8 e 9 de agosto de 2023 – Atuações dos Grupos Internacionais em Lares de
Idosos do Concelho de Guimarães.

Dia 8 e 9 de agosto de 2023 – Workshop de dança – “Dança Comigo”, realizado
pelos Grupos Internacionais, destinado aos transeuntes, Guimarães-Shopping.

Dia 11 de agosto de 2023 – “Desfile da Nações” pelas ruas do centro histórico, a
partir das 16h, com participação Burundi, Canadá, Geórgia, Polonia, Portugal, Peru e
Venezuela.

Dia 11 de agosto de 2023 – Abertura da Feira de Artesanato, no Campo de S.
Mamede, pelas 21h00.

Dia 11 de agosto de 2022 – Gala de Abertura com apresentação da Passerelle e da
Orquestra Internacional do Fest’InFolk Corredoura, no Campo de S. Mamede, pelas
21h3, com participação Burundi, Canadá, Geórgia, Polonia, Portugal, Peru e Venezuela.

Dia 12 de agosto de 2023 – Gala de Folclore Nacional do Fest’InFolk Corredoura,
no campo de S. Mamede, pelas 21h30. Com a presença dos grupos Nacionais.

Dia 14 de agosto de 2022 – Celebração religiosa Ecuménica com a participação
dos Grupos Internacionais e do Grupo Folclórico da Corredoura, na Basilica de S.
Torcato, em S. Torcato, pelas 10h30.

Dia 13 de agosto de 2023 – Gala de Encerramento, no campo de S. Mamede, pelas
21h30, com a presença de todos os grupos Internacionais no Fest’InFolk Corredoura,
no Campo de S. Mamede, pelas 21h30. No final, ato de clausura.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES