Festival dos “Caldos, Sopas e Papas” realiza-se este fim de semana

A primeira edição do festival decorre durante este fim de semana, dias 18 e 19 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Creixomil, Guimarães.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Num evento que “é um hino à sopa, à gastronomia e às nossas tradições”, como aponta Mário Moreira, presidente da Confraria Terras de Vimaranes, o objetivo do mesmo passa por promover a gastronomia tradicional da região. Por entre 28 expositores, com cozinhas, vinhos, doces conventuais e produtos frescos, os participantes podem degustar os produtos acompanhados ao som de música.

A entrada é livre mas os visitantes poderão comprar o seu kit de degustação, que inclui uma malga, um copo, uma colher e um guardanapo e terá um custo de cinco euros.

O evento será inaugurado às 12h00 deste sábado, dia 18 de outubro, pelo presidente do município de Guimarães e pelos presidentes das juntas de freguesia de Creixomil, Ronfe, Brito e Conde/Gandarela.

Às 14h30, entram em palco a ARCAP – Grupo de Teatro, o Grupo de Cavaquinhos da UNAGUI e as Tradições Cidade Berço – Concertinas e Cantares.

A Adega Agrícola de Creixomil recebe, pelas 17h00, uma tertúlia sobre as sopas, que conta com as intervenções de Adelina Paula Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Fernando Capela Miguel, antropólogo, Mário Moreira, presidente da Confraria Terras de Vimaranes, e uma cozinheira local.

No regresso aos momentos musicais, o Grupo de Cavaquinhos de Conde/Gandarela sobe a palco às 18h30, seguindo-se as Tradições Cidade Berço – Concertinas e Cantares. Há ainda tempo para as atuações do Grupo de Cantares da Academia da Razão, pelas 19h45, do Grupo Folclórico de S. Miguel de Creixomil, às 20h30, e do Teclado de Domingos Araújo, às 22h00. O primeiro dia encerra às 23h00.

No domingo, dia 19 de novembro, o evento abre novamente pelas 12h00 e terá o Grupo de cantares tradicionais – Associação de Moradores da Senhora da Conceição a atuar às 14h00, que se segue por uma tertúlia. A partir das 15h00, o Conservatório de Guimarães dá música ao espaço, seguindo-se pela Associação Cultural Astronauta às 15h30.

Realizar-se-á, pelas 16h00, a cerimónia de entrega de diplomas aos membros entronizados no primeiro capítulo, no dia 04 de junho de 2023. O Grupo Folclórico e Etnográfico da Vila de Brito encerra as hostes às 17h00, antes do encerramento do festival, às 18h00.

O evento é organizado pela Confraria das Terras de Vimaranes, em conjunto com o município de Guimarães e cinco juntas de freguesias.

 

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES