CarClasse
CarClasse
FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA RELIGIOSA ARRANCA ESTE SÁBADO

Esta é a quarta edição do festival vimaranense.

FIMRG-1024×538

O Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (FIMRG) vai decorrer de 13 a 20 de abril, durante a Semana Santa.

Esta é a quarta edição do festival vimaranense. A Direção Artística está, mais uma vez, a cargo de Elisabete Matos, cantora lírica vimaranense, e de Augusto Alvarez.

Em 2019, o festival mantém algumas das ideologias do ano anterior, mas apresenta algumas novidades, nomeadamente no âmbito da formação e da coesão territorial, para além de apresentar uma exposição, que estará no Museu Alberto Sampaio.

Relativamente à formação, o FIMRG implementou no programa o “Coral Educativo”, que integra diversos grupos corais vimaranenses. “É a aposta na formação e numa parte mais didática. Decidimos juntar vários coros da região e dar-lhes formação. Achamos necessário eles terem essa consideração, porque não sabemos se no futuro poderemos formar um grande coro em Guimarães”, apontou Elisabete Matos, na apresentação do programa.

O programa conta ainda com a participação da Orquestra de Guimarães, Orquestra do Norte, Ensamble Divino Sospiro e o Quarteto de Cordas de Guimarães. Destaca-se ainda a presença da atriz convidada Cucha Carvalheiro.

No plano internacional destacam-se as participações das Mezzosopranos José Maria Lo Monaco e Marie Karall, Coro Gaos da Galiza e ainda a presença do Maestro Henri Seroka, compositor da Obra “Credo” com estreia nacional nesta nesta IV edição do Festival.

Este sábado, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “A Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio. Pelas 19h30, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, decorre o concerto do projeto “Coral Educativo” com o Grupo Coral de Azurém, Grupo Coral de Ponte e Orfeão do CCD Coelima. No domingo (14 de abril) está agendado para a Igreja de S. Sebastião “De Lo Humano y Lo Divino). O programa prossegue na segunda-feira (15 de abril) com “A Vida de Maria” no Paço dos Duques de Bragança (21h30). Na terça-feira (16 de abril) decorre a sigressão do projeto “Coral Educativo” ao Centro Pastoral das Taipas (21h30). À mesma hora, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, está agendado o concerto “De Bach a Vivaldi” com o Quarteto de Cordas de Guimarães.

Na quarta-feira, dia 17, o programa contempla um colóquio sob o tema “A iconografia da Paixão” com a presença de Dom Carlos Azevedo, no Museu Alberto Sampaio (18h30).

Na quinta-feira, dia 18, está prevista a digressão “De Bach a Vivaldi” à Igreja da Penha (16h00). No mesmo dia, às 19h00, decorre na Igreja de S. Francisco o concerto “Credo”. Na sexta-feira, dia 19, a Igreja de S. Francisco volta a colher um concerto, “All’Amore Immenso”, com início às 21h30.

O Concerto de Encerramento está agendado para sábado, 20 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30. O “Requiem na Paixão” conta com a participação da Orquestra de Guimarães e Coro Gaos.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES