Filipe Abreu já conseguiu angariar 7.244 euros
A história do Filipe foi partilhada na página de facebook "Ajudar o Próximo Guimarães" e, 48 horas depois, revelou o resultado até então.

Está angariado metade do valor que o Filipe necessita, para um tratamento intensivo que o retire da incapacidade total, numa clínica da região de Braga. Ao todo foram angariados 7.244 euros, e o objetivo está agora mais próximo.
Os interessados podem continuar a apoiar, rumo aos 15 mil euros através do IBAN: PT50 0035 0363 0010 0634 4000 4.
No passado dia 16 de outubro, depois de um normal dia de trabalho, Filipe Abreu, de Silvares, Guimarães, foi jogar futebol com os amigos e quando regressou a casa, sofreu um enfarte que o atirou para um coma de um mês.
O resultado foi 100% de incapacidade para um homem que, até àquele fatídico dia, tinha uma vida normal. Pai de dois menores, uma menina de três e um menino de 10 anos de idade, vê-se incapacitado de viver de forma autónoma. Neste momento, o Filipe encontra-se internado no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), no Porto, em tratamento e regressa a casa ao fim de semana, facto que possibilita a esposa, Martinha Alves, de ainda conseguir manter o emprego.
Todos os dias vai visitar o Filipe e sabe que, quando este regressar a casa, terá de reformular a sua rotina, de forma a apoiar o marido nesta complicada fase. Disse ao Mais Guimarães que o mais difícil tem sido controlar a mente, o psicológico no que a si diz respeito, porque viu-se sozinha com duas crianças para criar, e também em relação ao filho mais velho, mais revoltado com a situação.
Referiu ainda Martinha Alves que não há garantias por parte dos médicos quanto à recuperação total, ou quase, do Filipe. No entanto, o tratamento intensivo que a família luta para que seja possível concretizar, numa clínica na zona de Braga, poderá devolver ao vimaranense algumas capacidades que não o tornem tão dependente. “Ele já fala bem, o problema é a parte neurológica porque ele tem momentos que está lúcido, outros em que vagueia por episódios do passado. As esperanças não são muitas, mas eu gostava que ele recuperasse alguma autonomia, mas não garantem, depende da reação de pessoa para pessoa”, disse Martinha Alves. “Dizem que cada caso é um caso, que já tiveram pessoas que recuperaram, outras nem por isso, depende”.
Amigos unem esforços e promovem iniciativas solidárias
Martinha Alves não tem tido mãos a medir, a vida complicou-se, mas um grupo de amigos está já a promover um evento para o dia 15 de março, na sede da Junta de Freguesia de Silvares. Haverá aulas de Pilates na parte da manhã, serviço de take-away ao almoço. À tarde haverá um jogo de futebol solidário com comes e bebes no recinto e à noite um concerto solidário. O cartaz ainda não está fechado, mas é certa a atuação do Rancho de Silvares, até porque o Filipe, a esposa e os filhos eram elementos do grupo.
Para melhorar a sua condição de vida, que se alterou por completo no último dia 16 de outubro, o Filipe vai ter de fazer um tratamento intensivo que custa cerca de 15.000 euros e decorre já também, nas redes sociais, uma campanha de angariação e fundos para juntar o referido montante.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 22, 2025
Foi num S. Mamede cheio que António Miguel Cardoso apresentou oficialmente a lista que o acompanha, assim como as linhas orientadoras do seu projeto para os próximos três anos.
Fevereiro 22, 2025
Nos dias 10, 11 e 12 de abril, Guimarães será o palco do Education Summit 2025, um evento internacional dedicado à inovação e ao futuro da educação, que chega pela primeira vez a Portugal.
Fevereiro 22, 2025
A Liga agendou a partida do Vitória frente ao Casa Pia no mesmo dia das eleições no clube.