FILIPE NEVES

Filipe Neves.

35881831_2214943301879100_2624237688009523200_o

Nome completo
Filipe Alexandre Dias Neves

Nascimento
07 de Setembro de 1993, Algarve

Profissão
ArtistaO quartel dos Bombeiros Voluntários das Taipas foi abrilhantado com dois murais graffitados. Filipe Neves, artisticamente conhecido como ASUR, é o criador por detrás dos desenhos. O algarvio de 25 anos esteve ao longo de 17 dias na vila vimaranense a desenhar e contou ao Mais Guimarães como tem sido o seu percurso nesta arte.

“Comecei a pintar já há 12 ou 13 anos. Foi a partir da escola, com um grupo de amigos, em que começamos a desenhar entre nós”. Assim se iniciou a história de Filipe Neves no mundo do graffitti. “Começamos a pintar paredes por fora, a treinar sempre que era possível e o bichinho foi crescendo”, contou o artista que, naquela época, partilhava o sonho com mais dois amigos. Hoje, mantém-se ele e mais um. O algarvio recorda-se também de que a escola e os estudos não o cativavam, admitindo que era aquele aluno “que passava as aulas a desenhar no caderno”.

A prática leva à perfeição e foi com essa ideia na mente que Filipe Neves encarou o mundo do graffitti, mesmo tendo que ter outros trabalhos para poder alimentar e sustentar este sonho. “Sempre que podia praticava e pintava. Mais tarde, comecei a trabalhar à noite, no verão, na área da restauração. No inverno, como aqui no Algarve é muito sazonal, dedicava-me mais e era nessa altura que fazia os meus trabalhos. Desde há três anos, este tem sido o meu trabalho”, revelou o artista.

ASUR é o nome artístico de Filipe Neves. A história da sua origem é simples, mas ainda assim não deixa de ser peculiar. “Como pintava na rua, e anteriormente o graffitti não era muito bem aceite pela sociedade, a polícia estava sempre atrás de nós. Portanto, tive que alterar a minha assinatura, para não ter problemas”, começou por contar. “Depois, também com a ajuda dos meus amigos, juntei as letras que mais gostava de desenhar e fui conjugando até obter um nome”, revelou.

Em Guimarães, o nome ASUR foi falado há bem pouco tempo. O algarvio é o responsável pelos dois murais dos Bombeiros das Taipas. Este não é o primeiro trabalho do género de Filipe Neves (já tinha feito dois anteriormente) e com a divulgação dos desenhos, “já há mais bombeiros a pedir orçamentos”. Para o jovem artista, estes trabalhos têm também um significado especial. “Quando estou nos quartéis, estou ao lado deles, a conviver com eles. Percebo como tudo funciona e tento também saber mais. Admiro muito o trabalho dos bombeiros”, sublinhou.

Quanto à inspiração para criar, o processo de Filipe Neves parece ser bem simples. “Pego na minha mesa digital e começo a montar, a criar. Às vezes, estou a andar na rua e lembro-me de uma ideia, aponto e depois a partir daí vou pesquisar e trabalhar no desenho”, contou. Ainda nos trabalhos que fez para os bombeiros, ASUR acredita que é importante transmitir algo mais na sua arte. “Neste tipo de trabalhos, quero transmitir mais o sentimento. Por vezes, pode ser algo que as pessoas não gostem muito, mas pode ser algo que as faça pensar. Por exemplo, o que eu pintei em Silves era uma senhora a amamentar um bebé na rua. Algumas pessoas podem não gostar, mas é a realidade e é o que as pessoas têm que aceitar”, apontou.

Para Filipe Neves, esta profissão, que “tem mudado, mas muitas pessoas estão-se a aproveitar disso, no bom e no mau sentido”. “Antigamente, julgavam-nos por pintar. Agora, empresas e grandes superfícies querem aproveitar este nosso trabalho para divulgar o produto deles. Tem estes dois lados”, referiu o artista.

Em relação ao futuro, o artista não tem dúvidas: “quero continuar a pintar e tentar evoluir cada vez mais, para conseguir algo único. Estarei sempre a batalhar para conseguir. Não digo que ser graffiter é uma profissão dita normal, mas é um hobbie que nos traz muita alegria, que nos preenche. Por vezes, o dinheiro não é tudo, mas tenho feito o que gosto e isso é o mais importante”, concluiu.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES