Vimágua fiscaliza ligações à rede pública de saneamento em cinco freguesias

A Vimágua vai levar a cabo, entre os dias 16 e 20 de fevereiro, um conjunto de ações destinadas à verificação e correção de afluências indevidas de águas pluviais à rede pública de saneamento. As intervenções decorrerão nas freguesias de Selho São Jorge, Santa Leocádia de Briteiros, Ronfe, Selho São Cristóvão e São Faustino, abrangendo várias ruas destas localidades.

© Marcela Faria / Mais Guimarães

A operação consiste na injeção de fumos nos coletores de saneamento, que sairão através de dispositivos públicos e privados, como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda. Este método permite identificar eventuais ligações indevidas de águas da chuva à rede doméstica e assinalar pontos que necessitem de intervenção.

De acordo com a empresa, em circunstâncias normais, o fumo não entra nas habitações. Tal situação apenas poderá ocorrer caso existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes prediais.

Ainda assim, se for detetado fumo no interior das casas, a recomendação passa por ventilar os espaços, abrindo portas e janelas. A Vimágua garante que o fumo utilizado não representa qualquer risco para a saúde de pessoas, animais ou plantas.

Em canalizações pouco utilizadas, poderá também surgir fumo no interior das habitações devido à falta de água nos sifões. Nestes casos, aconselha-se a deixar correr água nas torneiras e a descarregar os autoclismos, de forma a repor o fecho hídrico e impedir a passagem de fumo.

Os testes serão conduzidos por profissionais especificamente formados para este tipo de intervenção, devidamente identificados como funcionários da empresa.

Com estas ações, a Vimágua pretende prevenir inundações, acidentes de viação, bem como problemas ambientais e de saúde pública resultantes da sobrecarga dos coletores, provocada por ligações indevidas de águas pluviais à rede de saneamento, pode ler-se na nota enviada à Comunicação Social.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS