Força, Foco, e Fé: O primeiro álbum de Elsa Ribeiro
Uma “mulher de muitos sonhos”, quis realizar um deles e acabou de lançar o seu primeiro trabalho discográfico. Chama-se "Força, Foco, e Fé", e é com ele que a vimaranense Elsa Ribeiro quer “ser lembrada e fazer parte do mundo do fado”, pelo qual se apaixonou “ao primeiro instante”.
Uma “mulher de muitos sonhos”, quis realizar um deles e acabou de lançar o seu primeiro trabalho discográfico. Chama-se “Força, Foco, e Fé”, e é com ele que a vimaranense Elsa Ribeiro quer “ser lembrada e fazer parte do mundo do fado”, pelo qual se apaixonou “ao primeiro instante”.
A sua ligação ao mundo da música começou, no entanto, bem cedo, em casa, nas festas, ou no gira- discos dos seus pais, quando escutava Amália Rodrigues, Dulce Pontes ou, naturalmente, Luísa Salgado, a sua tia avó.
“A MÚSICA FOI SEMPRE UMA CONSTANTE NA MINHA VIDA, E É DENTRO DA MÚSICA QUE ME SINTO VIVA”.
Elsa Ribeiro
O percurso deu-se paulatinamente e abrangeu muitas sonoridades, nos karaokes com os amigos, Jam Sessions, integrando uma banda rock, com covers de grandes êxitos dos anos 80 e 90, ou nas aulas de canto que, entretanto, a artista que só achava ter algum jeito, decidiu ter. Elsa Ribeiro percebeu, entretanto, que “não queria que a música deixasse de fazer parte” da sua vida.
Um momento marcante aconteceu em 2018, quando decide assistir a um ensaio aberto da Associação Guimarães Fado. “Fiquei completamente apaixonada e rendida ao Fado”, contou ao Mais Guimarães. Em 2019 lançou três temas bem conhecidos do público em formato DVD e que podem ser vistos também no YouTube: Casa Portuguesa, Voltaste, e Senhora da Nazaré. Em 2022 funda os Rivulus Fado, convidando Joaquim Ribeiro para fazerem “acontecer um projeto de Fado, onde o Fado Lisboa predomina”.
Em agosto, Elsa Ribeiro lançou “Força, Foco, e Fé”, que inclui o primeiro trabalho original com letra e música de Urias Macedo. Chama-se “Uma canção para ti”.
Também no Paço dos Duques de Bragança, Elsa Ribeiro viveu uma das suas noites mais emotivas dos últimos tempos, quando cantou de novo com Joaquim Ribeiro, após uma hospitalização a que esteve sujeito. Cantar de novo na sua presença, considerando que não tinha conseguido estar na apresentação do trabalho discográfico, fez com o dia de Elsa fosse de facto “muito especial”.
Quanto a projetos para o futuro da artista vimaranense, uma “mulher muito forte”, que está “sempre bem disposta e pronta para ajudar o amigo”, imagens que recolhemos de quem partilha com Elsa Ribeiro os palcos, “ainda estou a sonhá-los”, mas não os quer divulgar para já. Por isso, resta-nos aguardar novidades.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 8, 2024
Escola Profissional CISAVE, em Guimarães, foi palco a 03 de outubro de um encontro dedicado ao futuro das micro, pequenas e médias empresas do norte de Portugal. A CISAVE é a instituição parceira do projeto "Acelerar o Norte" que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital, uma iniciativa que visa transformar digitalmente os negócios da região e "prepará-los para os desafios do futuro", avança a escola em nota enviada às redações.
Outubro 8, 2024
O PSD-Guimarães evoca, hoje, dia 8 de outubro, o aniversário da data de falecimento de Fernando Alberto Matos Ribeiro da Silva, líder da instalação da concelhia de Guimarães do Partido Popular Democrata (PPD), hoje PSD, um "exemplo notável de um político e de um dirigente das principais instituições sociais, culturais e desportivas vimaranenses", vinca a concelhia do partido.
Outubro 8, 2024
Inserido no Mês da Economia, que decorre em outubro em Guimarães, o município promoveu um jantar que que participaram representantes de empresas locais, universidades e associações empresariais, com foco na Inovação Colaborativa e na modernização dos modelos de negócio.