Formação para a transformação digital de práticas pedagógicas reúne docentes da UMinho e UA
Sexta edição do Docência + arranca este domingo em Monção.

A UMinho e a Universidade de Aveiro (UA) voltam a unir esforços ao promover a sexta edição do Docência +. Esta iniciativa formativa irá decorrer de 10 a 12 de julho, em Monção, e pretende ser um ponto de partida para a transformação das práticas pedagógicas, retirando o melhor partido dos meios e dos recursos digitais desenvolvidos no período pandémico.

A aproximação das comunidades docentes das duas academias no âmbito da sua missão de transformar as experiências dos seus estudantes volta a ser o propósito desta iniciativa que juntará 45 participantes e que decorrerá num ambiente informal, proporcionando aos mesmos oportunidades de interagir com colegas de diversas áreas disciplinares das duas universidades.
Esta edição do Docência + arranca este domingo e contempla formações, workshops e meetups, voltando a propor aos participantes a produção do projeto de desenvolvimento pedagógico a aplicar numa unidade curricular no próximo ano letivo. Os projetos serão desenvolvidos com apoio de facilitadores, docentes e estudantes da UMinho e da UA.
“Esta edição ocorre num momento em que assume premência particular o enriquecimento do ensino presencial com recursos a tecnologias digitais”, afirmou o pró-reitor da UMinho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa. “Pretende-se formar para a utilização de meios digitais que, já no próximo ano letivo, conduza a experiências de aprendizagem dos estudantes mais estimulantes, personalizadas e inclusivas. Adicionalmente, dá-se continuidade ao trabalho iniciado em 2019 de construção de comunidade de docentes entre as duas universidades”, destacou o responsável.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 14, 2025
Este ano, a Montanha da Penha, em Guimarães, será o cenário da Festa da Primavera, que decorre nos dias 22 e 23 de março e que é promovida pelo Laboratório da Paisagem, com o apoio do Município de Guimarães, da Irmandade da Penha e da rede Urbact BiodiverCity.
Março 14, 2025
Os portugueses serão chamados às urnas a 18 de maio, nas eleições Legislativas antecipadas. A queda do Governo de Luís Montenegro, um ano após ser eleito, coloca o país numa nova crise política.
Março 14, 2025
A homenagem rotária aconteceu na Pousada de Santa Marinha da Costa, e juntou rotários de clubes da região. Este ano, o Rotary Club de Guimarães decidiu elevar e homenagear a cultura e Capela Miguel foi o Profissional do Ano.