Trabalhadores não-docentes em greve levam ao encerramento das escolas
Os funcionários das escolas estão em greve nesta segunda-feira, dia 09 de outubro, devido ao pedido de aumentos salariais. Vários estabelecimentos encontram-se encerrados.

Este protesto é uma iniciativa feita pelo Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (Sinape), em que a associação alerta para a “uma desvalorização salarial destes profissionais da educação” desde 2010. A greve dos funcionários acontece três dias depois de ter sido a vez dos docentes, na sexta-feira passada.
No aviso de pré-greve, a Sinape sublinha que os trabalhadores “viram as suas tabelas ‘engolidas’ pelo ordenado mínimo nacional, sem que existisse uma reestruturação das carreiras”. De acordo com o que o secretário-geral da associação, Francisco Clemente Pinto, disse ao Público, “noventa por cento deles levam para casa todos os meses 606 euros líquidos”. “Têm emprego mas não conseguem sair da pobreza. Alguns tiveram de arranjar um segundo emprego para conseguirem subsistir”, acrescentou.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 10, 2025
Sob o lema “A luz que abraça a diferença”, arrancou esta sexta-feira, dia 09 de maio, mais uma edição da Campanha Pirilampo Mágico, em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência. Em Guimarães, a campanha é desenvolvida pela CERCIGUI - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Guimarães.
Maio 9, 2025
O processo de voto antecipado para as eleições legislativas mobilizou mais de 3.300 eleitores no concelho de Guimarães.
Maio 9, 2025
O Vitória está a apenas um triunfo de conquistar o título nacional de Polo Aquático e o foco da equipa está agora totalmente centrado no terceiro jogo da final frente ao Sporting CP.