GNR arranca com Campanha “Escola Segura” 2025/2026
A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou esta quinta-feira, 11 de setembro, a campanha “Escola Segura”, que assinala o regresso às aulas com um conjunto de ações de sensibilização em mais de 4 600 estabelecimentos escolares e envolvendo cerca de 678 mil alunos em todo o território continental.

© GNR
O programa, que cumpre 33 anos de existência, tem como objetivo promover comportamentos de autoproteção, reforçar a segurança nas comunidades escolares e prevenir fenómenos como o bullying, o cyberbullying e outras práticas de risco.
No último ano letivo, a GNR contabilizou 16 318 ações de sensibilização, abrangendo mais de 873 mil elementos da comunidade escolar. Foram ainda apreendidas 73 armas em ambiente escolar e registados 2 354 crimes, dos quais se destacam as ofensas à integridade física, as ameaças e os furtos.
Durante a nova campanha, os militares do programa irão apresentar-se nas escolas, distribuindo contactos e reforçando a proximidade com alunos, professores e encarregados de educação. Mais de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário vão dinamizar sessões sobre segurança rodoviária, segurança em casa e na rua.
A GNR alerta ainda para a necessidade de uma atenção redobrada por parte da comunidade escolar relativamente a sinais de violência no namoro, cyberbullying e comportamentos de risco online. Aos estudantes é recomendado o uso de cinto de segurança, deslocações em grupo e a memorização do número do posto local da GNR.
Com o aumento previsível do trânsito no regresso às aulas, a Guarda reforça também a importância da utilização correta de cintos e sistemas de retenção para crianças.
A campanha “Escola Segura” procura assim garantir que as escolas continuam a ser espaços de liberdade, inclusão e segurança, mobilizando toda a comunidade para a construção de um ambiente educativo saudável.





