GNR deteve vários suspeitos por crimes relacionados com animais
No âmbito de uma investigação, que decorre há cerca de dois anos, pelos crimes de falsificação de documentos e falsidade informática, foi possível apurar-se que os suspeitos se dedicavam à recolha, tratamento e exportação de animais de companhia para o estrangeiro.

O Comando Territorial Braga, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no passado dia 24, constituiu arguidos nove suspeitos, com idades compreendidas entre os 30 e os 60 anos, e três pessoas coletivas, por suspeita da prática de vários crimes relacionados com o processo de exportação de animais de companhia (cães) para o estrangeiro, nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Santarém, Lisboa e Setúbal.
Na sequência da investigação foram encetadas diversas diligências policiais, culminando na realização de 18 buscas, três domiciliárias e 15 em clínicas veterinárias, nos referidos distritos. A operação resultou na constituição de arguido de nove suspeitos, bem como de três pessoas coletivas.
Durante a operação foi ainda possível apreender, segundo as autoridades, um “elevado volume de documentação física e digital relacionada com os crimes em investigação, 5.111,20 euros em numerário; vários equipamentos informáticos. A GNR lembra que o crime de maus-tratos de animais de companhia é punido criminalmente com pena de prisão até seis meses a dois anos”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 3, 2025
O Vitória de Guimarães prepara a receção ao Farense, agendada para o próximo dia 11 de maio, às 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques, com três ausências confirmadas no plantel de Luís Freire.
Maio 3, 2025
O Vitória SC foi à Choupana derrotar o Nacional por 2-1, num jogo bem disputado que reforça a ambição europeia dos conquistadores. Tiago Silva e Jesús Ramírez apontaram os golos da formação minhota, enquanto Fuki Yamada reduziu para os madeirenses na segunda parte.
Maio 3, 2025
O presidente do PSD e recandidato a primeiro-ministro pela Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, avisou este sábado em Guimarães, que sem estabilidade política o período pós-eleitoral será “muito mais complexo”, apelando a uma maioria nas legislativas antecipadas de 18 de maio.