Gouveia e Melo visita Guimarães esta sexta-feira no âmbito da campanha presidencial

O candidato à Presidência da República, Almirante Henrique Gouveia e Melo, estará em Guimarães na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro, para uma visita ao Campus de Azurém da Universidade do Minho, onde se encontra instalado o supercomputador “Deucalion”. A deslocação terá início às 15h30 e inclui uma reunião na Escola de Arquitetura, Arte e Design da universidade.

© Vítor Oliveira

O “Deucalion”, inaugurado a 6 de setembro de 2023, tem capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo e visa acelerar a produção científica e a inovação em Portugal em áreas como inteligência artificial, medicina personalizada, design de fármacos, novos materiais, observação da Terra e dos oceanos, combate às alterações climáticas e fogos, criação de smart cities, ordenamento do território e mobilidade autónoma. O projeto é desenvolvido em conjunto pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela EuroHPC, com a colaboração da Universidade do Minho, tendo representado um investimento de 20 milhões de euros.

A visita contará com a presença da estrutura de campanha do candidato, incluindo o Coordenador da Zona Norte, Carlos Caneja Amorim, o Coordenador Local, António Ribeiro, e o Mandatário de Guimarães, Vítor Oliveira, além de outros membros da Direção de Candidatura na região Norte. Após a passagem por Guimarães, Gouveia e Melo seguirá para Braga, onde participará como orador numa conferência promovida pela associação CIVICUS, a partir das 21 horas, na Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço.

No sábado, 20 de setembro, será realizada uma sessão pública de recolha de assinaturas no centro de Guimarães, junto à Torre da Alfândega, local emblemático onde se lê “Aqui Nasceu Portugal”. A iniciativa integra o programa de rotas temáticas da delegação local, que visa recolher assinaturas para a formalização da candidatura do Almirante junto do Tribunal Constitucional, em conformidade com a Lei Eleitoral.

As equipas de voluntários percorrerão o comércio local, incluindo estabelecimentos periféricos e vilas do concelho, e seguir-se-á a recolha de assinaturas junto a instituições, associações culturais, sociais e desportivas, empresas e outras organizações do setor público e privado da região vimaranense.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS