Governador do Distrito Rotário visitou Guimarães e destacou atividades do clube vimaranense

José Alberto Oliveira, governador do distrito Rotary 1970, passou por Guimarães no passado dia 19 de janeiro, com o propósito de conhecer as atividades desenvolvidas na comunidade pelo clube vimaranense.

© Direitos Reservados

Durante a tarde, o governador foi recebido por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e à noite, após reunião do Conselho Diretor do clube, houve jantar na Pousada Mosteiro de Guimarães.

No jantar estiveram presentes representantes de diversos clubes da região, e também Bento Marques, comandante dos bombeiros Voluntários de Guimarães, e Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e do Turismo na Câmara Municipal.

No seu discurso, Arlindo Tomaz, atual presidente do Rotary Club de Guimarães, destacou o “entusiasmo, a alegria e a paixão” com que os rotários vimaranenses trabalham pela “sua comunidade”, acrescentando que “estar em Rotary continua a ser um desafio imenso”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Arlindo Tomaz lembrou que os rotários são um grupo de profissionais “atentos às necessidades do mundo e às realidades locais”, destacando as contribuições do clube para a Rotary Fundation, com cerca de 10.300 dólares no último ano, tendo sido o clube do distrito 1970 com o valor mais elevado de contribuições.

Também as contribuições para a vacinação contra a poliomielite, o projeto do Banco de Cadeira de Rodas do clube, atualmente com 105 cadeiras emprestadas a pessoas e instituições vimaranenses, também o programa Rotary Alimenta, com o qual o clube apoia mensalmente 22 famílias, com cerca de 70 pessoas. Na área do ensino lembrou as bolsas de estudo que o clube atribui a estudantes do ensino secundário e agora também do ensino superior.

O presidente do clube vimaranense valorizou ainda as parcerias estabelecidas regularmente com diferentes instituições do concelho. Como exemplos, referiu a Câmara Municipal, o Hospital Senhora da Oliveira ou os Bombeiros Voluntários de Guimarães.

Como novidade, anunciou que, no dia 25 de março, no Teatro Jordão, o clube realizará uma Gala Solidária cujas receitas reverterão para o seu Banco Alimentar. O momento será aproveitado para assinalar os 75 anos do Rotary Club de Guimarães.

© Direitos Reservados

Paulo Lopes Silva, o representante do município presente na visita do Governador, destacou o apoio que o Rotary Club de Guimarães tem dado a Guimarães e aos vimaranenses, agradecendo o contributo em “diversas áreas de atuação”, e lançou o desafio aos rotários para que participem na construção do que “Guimarães quer ser no futuro. Em conjunto, vamos continuar a pensar e a desenvolver Guimarães, porque sei que estão sempre disponíveis para esta causa” disse.

Já José Alberto Oliveira, governador do distrito Rotary 1970, evidenciou o “dinamismo do clube” e os vários projetos em que está envolvido. “Saio daqui feliz”, disse.

O governador lembrou que, pelo mundo, mais de um milhão e 400 mil profissionais, “líderes nas suas comunidades, se juntam para trabalhar por comunidades melhores e um mundo melhor, e estão sempre disponíveis”.

O responsável terminou a sua intervenção citando a declaração de visão do Rotary Internacional que “resume aquilo que somos, aquilo que nós fazemos. Juntos vemos o mundo das pessoas que se unem e entram em ação para causarem mudanças duradouras, em si mesmas, nas suas comunidades e em todo o mundo”.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?