Governo fixa preços das garrafas de gás

O Governo decidiu que vai voltar a fixar o preço máximo do gás engarrafado, tal como aconteceu no primeiro confinamento.

Gás-com-barra

O Governo decidiu que vai voltar a fixar o preço máximo do gás engarrafado, tal como aconteceu no primeiro confinamento.

“É estabelecido um regime de preços máximos para o gás de petróleo liquefeito (GPL) engarrafado, em taras ‘standard’ em aço, nas tipologias T3 e T5, conforme estabelecido no artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 5/2018, de 2 de fevereiro”, pode ler-se no diploma do Governo. 

A partir de segunda-feira, dia 18 de janeiro, aplicam-se os seguintes preços máximos, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE):

  • O valor máximo do GPL butano na tipologia T3, para as garrafas com capacidade de 12,5kg e 13kg, é de 22,95 euros e 23,87 euros, respetivamente;
  • O GPL propano, tipologia T3, terá um preço máximo de 19,54 euros, na garrafa de 9kg, e de 23,89 euros, na garrafa de 11kg;
  • Tipologia T5, o preço do GPL propano não poderá ultrapassar, na garrafa de 35kg, os 68,25 euros e, na garrafa de 45kg, 87,75 euros.

Segundo o mesmo diploma, a estes preços “apenas podem acrescer custos com o serviço de entrega, os quais se aplicam às situações em que as garrafas são adquiridas por via telefónica ou por via eletrónica, disponibilizadas em local diferente do ponto de venda”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS