Grã Ordem Afonsina defende geminação entre Guimarães e Zamora

Membros da direção da Grã Ordem Afonsina reuniram com Adelina Paula Pinto, vice-presidente da câmara municipal de Guimarães e, segundo a associação vimaranense, há "vontade manifestada pela titular do pelouro municipal", para que a geminação com a cidade onde D. Afonso Henriques foi armado cavaleiro, se concretize.

© Grã Ordem Afonsina

A Grã ordem Afonsina defende a geminação se traduza no “estabelecimento de relações duradouras, concretas e visíveis que abranjam as mais variadas instituições municipais e regionais, e que se traduzam em ações de relevante impacto social, cultural e económico”, e não “como acontece noutros casos, apenas a interligar esporadicamente os agentes políticos dos respetivos governos municipais”, adianta a organização.

No encontro esteve presente também José Luís Gonzalez Prada, secretário-geral da Fundação Rei Afonso Henriques, de Zamora, que intermediará as conversações para este fim com o município espanhol.

O futuro pacto de geminação não poderá esquecer, alerta a Grã Ordem, que a figura de D. Afonso Henriques “constitui um elo muito importante na ligação entre as duas cidades, uma vez que a história as aponta como palco de episódios notáveis por ele protagonizados no contexto da fundação de Portugal, os quais estão prestes a completar 900 anos e serão merecedores de imponentes comemorações nacionais”.

A próxima diligência de conversações neste processo de geminação agora iniciado será realizada em Zamora, devendo acontecer envolvendo também a cidade de Coimbra, cujas negociações para a geminação com Zamora já se encontram em curso.

Ficou ainda acordado, no encontro na câmara municipal, a realização em Zamora de uma cerimónia de comemoração do 899º aniversário da Investidura de D. Afonso Henriques como Cavaleiro, nos dias 18 de 19 de maio do corrente ano, com a participação da Grã Ordem Afonsina e das associações vimaranenses que se pretenderem associar numa viagem de grupo que será organizada.

Ficou convencionado ainda que a Fundação Rei Afonso Henriques organizará a deslocação a Guimarães de cidadãos de Zamora e dos municípios limítrofes nos dias 22 e 23 de junho, por ocasião do 896º aniversário da batalha de S. Mamede.

Por último, foi alinhada uma estratégia de cooperação entre a Grã Ordem Afonsina e a Fundação Rei Afonso Henriques para fazer avançar o projeto da Via Regis Alphonsi, que será uma rota internacional por superfície que “descreverá os caminhos percorridos por Afonso Henriques na construção do primeiro país nascido da sua vontade de independência do reino de Leão”.

© Grã Ordem Afonsina

Recorde-se que, entre outras iniciativas, a Grã Ordem Afonsina, presidida por Florentino Cardoso, foi responsável para implantação em Zamora de uma escultura de Afonso Henriques produzida pelo escultor vimaranense Dinis Ribeiro e por Abel Cardoso sob o patrocínio de empresários de Guimarães, e pela benção do Bispo de Zamora de uma réplica da espada de Afonso Henriques confecionada por artesãos vimaranenses.

D. Afonso Henriques foi armado cavaleiro na Catedral de Zamora, em 1125, com 14 anos de idade.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES