Grã Ordem Afonsina quer despertar os vimaranenses para a importância do 24 de Junho
Florentino Cardoso assume a presidência desta associação vimaranense, constituída em 13 de Fevereiro de 2019, com o propósito de “retomar e reforçar todas as atividades” da associação, com especial destaque para o “reconhecimento do dia 24 de junho de 1128 como o dia da Fundação de Portugal”.
Decorreram as eleições e tomou posse, na passada sexta-feira, 30 de abril, a nova direção da Grã Ordem Afonsina. Florentino Cardoso assume a presidência desta associação vimaranense, constituída em 13 de Fevereiro de 2019, com o propósito de “retomar e reforçar todas as atividades” da associação, com especial destaque para o “reconhecimento do dia 24 de junho de 1128 como o dia da Fundação de Portugal”.
Na tomada de posse, o advogado vimaranense referiu que, para se conseguir este objetivo, torna-se necessário o “envolvimento das forças vivas da Cidade de Guimarães e a adoção de uma estratégica lógica e eficiente. E isto porque a cidade de Guimarães está enredada num paradoxo difícil de desmontar.
Se, por um lado, afirma com orgulho “Aqui nasceu Portugal”, por outro, continua a ver as autoridades responsáveis pelo ensino da História a escrever nos manuais escolares que a independência de Portugal foi obtida em 05 de outubro de 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora”, disse Florentino Cardoso.
Para o novo presidente da direção, “se a Cidade de Guimarães tomar consciência e tiver vontade de lutar, a nova direção da Grã Ordem Afonsina terá muito gosto em direcionar a sua atividade em ordem à resolução deste problema, de modo que a Cidade possa ver reconhecido o direito de comemorar em 2028, conjuntamente, o nono centenário da Batalha de S. Mamede e da Fundação de Portugal”.
Florentino Cardoso manifestou, ainda, um agradecimento aos membros dos corpos sociais que cessaram funções, “e de forma muito especial ao Sr. Dr. Barroso da Fonte, a quem se deve a paternidade da Grã Ordem Afonsina”.
A Associação Grã Ordem Afonsina – Vida e Obra do Rei Fundador é uma associação cultural que pretende divulgar, a partir da cidade berço, “o relevante e transcendental papel da vida e obra do nosso Rei Fundador, D. Afonso Henriques”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense, que tem tudo o que precisa de saber, gratuitamente.
Dezembro 26, 2024
António Miguel Cardoso saudou a chegada de Daniel Sousa ao Vitória Sport Clube. O presidente dos conquistadores garantiu ao novo treinador que este passará a ter “um clube e uma cidade a lutar por ele” em todas as batalhas em que estiver envolvido.
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.