Grande Órgão Histórico da Igreja Senhora da Oliveira com programa ambicioso em 2025
A Colegiada de Guimarães da paróquia de Nossa Senhora da Oliveira, divulgou esta segunda-feira, dia 02 de dezembro, o programa do Grande Órgão Histórico para 2025.
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, templo do século XV classificado Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho, e que será o protagonista de um conjunto de eventos que combinam tradição e inovação. Um programa que conta com 30 mil euros de orçamento, mas cujo programa não está fechado.
A programação arranca a 19 de janeiro com o concerto do Coro Ensemble Cant’Arte, depois em mais, Mês de Maria, atua Tiago Sousa, no canto e na guitarra.
Junho fica marcado com o Concerto Comemorativo Batalha de S. Mamede, protagonizado por Miguel Jaloto, e em julho, Ryoko Morooka promete uma grand atuação a partir do harmónio.
A festa da padroeira, Senhora da Oliveira, ficará marcada, a 09 e 10 de agosto, por concertos de Ricardo Toste. Em outubro, também mês Mariano, à semelhança de maio, haverá um concerto do Coro Vilancico, e em novembro, Marco e Eva Brandazza, um casal suiço, vão protagonizar uma atuação a quatro mãos, naquele que será o primeiro concerto das VI Jornadas. O segundo, dias 06 e 07 de dezembro de 2025, será protagonizado por António Duarte, no órgão.
José Carlos Azevedo, diretor artístico, realçou, em conferência de imprensa, a importância da junção de esforços entre as partes. “Contamos com o apoio da Câmara de Guimarães, temos um pároco que tem muito gosto pela música, temos um instrumento que deverá ser o terceiro maior do país, é preciso dar-lhe uso, apesar de isso acontecer nas liturgias e sempre que é possível, durante a semana”, referiu.
Reconhecendo o valor histórico e patrimonial, o vereador Paulo Lopes Silva recordou o apoio do Município desde o início. “A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é parte fundamental da história de Guimarães e do país (…) num território que celebra tanto as suas raízes, não poderíamos deixar de nos associar e contribuir”. “Este órgão tem estado presente no grande momento da cidade, nas comemorações da Batalha S. Mamede e este ano não será exceção, precisamente devido ao reconhecimento que o Município faz”. Paulo Lopes Silva demonstrou ainda a disponibilidade da autarquia em dar continuidade ao apoio até aqui prestado, “crescendo na ambição, em conjunto com a Colegiada, e, ao mesmo tempo, colaborar também noutro tipo de ambições que possam estar aqui associadas, do ponto de vista de candidaturas nacionais, e ao nível europeu”.
Quanto ao programa, “consegue balançar um Coro Vilancico, de Guimarães, com a referência nacional como é Miguel Jaloto, o que prova que é ambicioso”, disse o vereador.
“Hoje, no meio de tantos desafios, precisamos de quem nos eleve e testemunhe a esperança, e a música é a linguagem comum que nos pode unir a todos e, por isso, a proposta que fazemos é que quem chegue e ouça o órgão, vindo para o visitar, possa perceber que o fazemos como testemunho da nossa fé”, referiu, por seu turno, o pároco Paulino Carvalho.
Os concertos serão de entrada gratuita. Disse o sacerdote que “não temos cultura para pagar por estes eventos” e que a Colegiada vai gerindo com a cobrança de entrada a turistas ao longo do ano, para proporcionar momentos gratuitos nestes concertos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.