Grande Peregrinação à Penha realiza-se em formato adaptado à pandemia

A 127.ª Grande Peregrinação à Penha vai realizar-se no dia 13 de setembro, domingo num formato diferente do tradicional e totalmente adaptado às regras definidas pelas autoridades de saúde. Todo o figurino da maior peregrinação vimaranense foi ajustado às regras de segurança e distanciamento social, não tendo lugar a procissão de fé entre a cidade e a montanha, mas apenas uma missa campal, com lugares marcados, que será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

A Peregrinação à Penha vai, este ano, realizar-se no contexto atípico marcado pela pandemia da Covid-19. “Este ano, como todos entendem, o encontro com Nossa Senhora da Penha tem que ser diferente ao nível das normas, regras de segurança e distanciamento social, mas sabemos que os vimaranenses e todos os que nos visitam neste dia não esmorecem no carinho e na fé, pelo que, segura e conjuntamente, todos saberemos realizar mais uma grandiosa jornada de devoção e amor à Mãe do Céu”, sustenta a juiz da Irmandade, Roriz Mendes.

Este ano, a imagem de Nossa Senhora da Penha será transportada, domingo, dia 13 de setembro, pelas 10h00, da Igreja de Nª Sra. da Oliveira, pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães, em viatura, pelas ruas da cidade e da freguesia da Costa, permitindo que os populares assistam à sua passagem, mesmo a partir de casa. A imagem será levada em ombros no percurso entre o largo do Cruzeiro e o altar do Santuário, onde terá lugar a eucaristia campal, pelas 11h00, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Ainda devido às restrições e condicionantes impostas pela pandemia, a Irmandade da Penha decidiu também alargar os dias em que todos os fiéis e devotos podem encontrar-se com Nossa Senhora da Penha. Assim, até ao próximo dia 11 de setembro, a imagem da Virgem está presente da Igreja de Stº Estêvão de Urgeses, de onde sairá, no dia 12, pelas 21h30, rumo à Igreja da Oliveira.

Entre os dias 13 e 20 de setembro, a imagem da Senhora da Penha estará exposta no interior do Santuário.

Ainda no âmbito do programa da 127.ª Grande Peregrinação à Penha, a Irmandade oferece a todos os vimaranenses, na noite do dia 11 de setembro, pelas 21h30, no recinto exterior do Santuário, uma monumental Serenata à Senhora da Penha. O espetáculo juntará músicos e cantores vimaranenses em palco e pretende “ser um ato público de gratidão pela coragem e dedicação de todos aqueles que trabalharam e trabalham em favor do próximo durante todos estes meses”, sublinha Roriz Mendes.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?