Greve dos trabalhadores encerra Castelo de Guimarães e Paço dos Duques neste feriado
O Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança estão esta sexta-feira, 15 de agosto, encerrados ao público devido à greve dos trabalhadores dos Museus e Monumentos Nacionais. A Igreja de São Miguel está aberta no horário habitual, das 10h00 às 18h00, com última entrada às 17h30.

© Mais Guimarães
A paralisação insere-se na luta dos trabalhadores pela atribuição de uma compensação considerada justa para o trabalho prestado nestas datas. Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, ainda não foi apresentada qualquer proposta pelo Governo para alterar a atual situação.
De acordo com os sindicatos, a compensação atualmente atribuída não reflete a exigência e responsabilidade da função, não garantindo sequer o direito a descanso compensatório. Recordam que, em 2023, estes espaços foram visitados por mais de cinco milhões de pessoas e que, em 2024, os 38 equipamentos geridos pela Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., registaram receitas de bilheteira superiores a 21 milhões de euros.
Os trabalhadores sublinham que trabalhar em feriados sempre fez parte da atividade no setor, mas defendem que essa realidade deve ser acompanhada por uma compensação adequada e pela valorização das condições de trabalho.