Grupos pró e contra-imigração agendam manifestação para dia 05 de outubro
Grupo 1143 e o Grupo Guimarães pela Liberdade têm manifestações agendadas para o Dia da Implantação da República, 05 de outubro, às 18h00, no centro de Guimarães.
Numa nota enviada ao Mais Guimarães, o Grupo 1143 ressalva que “nunca se realizou uma manifestação nacionalista desde o golpe de 1974 e o Berço da Nação jamais poderia ficar de fora desta nossa luta pela reconquista de Portugal”, apelando à participação de todos.
O movimento já entrou com um pedido de autorização, na Câmara de Guimarães, para realizar a manifestação de 05 de outubro. O pedido está assinado por Mário Rui Valente Machado, Gil Emanuel Teixeira Baptista da Costa e pelo vimaranense Miguel Vasco Carreira da Rocha, tal como avança o Jornal de Notícias.
Na reportagem publicada pelo jornal a 12 de agosto, o Grupo 1143, liderado por Mário Machado, é apresentado como “um grupo neonazi”, cujos elementos “odeiam etnias diferentes, defendem deportações de imigrantes em massa, estereotipam as mulheres como o sexo fraco, criam e difundem informações falsas e ameaças a estrangeiros”.
Em resposta, o movimento informal “Guimarães pela Liberdade”, avança com a informação do agendamento da manifestação para o mesmo dia, denunciando que, recentemente, tem havido uma nova onda de atos de incitamento ao ódio dirigidos contra imigrantes na cidade.
Em comunicado, o movimento alertou para ações ocorridas em agosto, que, segundo eles, são uma continuação de incidentes similares registados em janeiro deste ano, supostamente perpetrados pelo Grupo 1143. Em contacto com o Mais Guimarães, responsáveis pelo grupo 1143 negam qualquer envolvimento nos incidentes de janeiro último.
O movimento “Guimarães pela Liberdade” relata que, na noite de 15 de agosto, a mesma loja na Avenida Alberto Sampaio, que havia sido vandalizada em 26 de janeiro, foi novamente alvo de um “ataque racista”. Desta vez, autocolantes foram colados no local, e um vídeo foi produzido, exibindo a loja e utilizando um discurso que incita ao ódio e à violência contra imigrantes.
Além disso, o movimento acrescenta que, no mesmo dia e nos dias seguintes, “ativistas antirracistas foram ameaçados com a colagem de autocolantes do grupo neonazi” nas portas de suas casas e prédios. O comunicado também menciona que, no dia 20 de agosto, um grupo de indivíduos que vestiam t-shirts do grupo neonazi 1143 voltou às proximidades da loja de imigrantes para realizar mais uma ação de intimidação, colando “novos autocolantes racistas”.
Desta forma, ainda no comunicado, pedem a mobilização de todos na “Marcha pela Liberdade”, dizendo que “não podemos permitir que instrumentalizem a cidade de Guimarães e a tornem o centro do ódio para legitimar e normalizar ideologias racistas”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 20, 2024
Presidente da Câmara admitiu que os processo na zona classificada pela UNESCO são mais demorados, mas afirmou que este caso já estava despachado.
Setembro 20, 2024
Na antevisão da partida frente aos dragões, este sábado às 18h00 no D. Afonso Henriques, o treinador Rui Borges deu conta de uma equipa motivada e atenta às características do adversário, garantindo que o grupo tudo fará para que os três pontos sejam somados no regresso aos jogos em casa. Na véspera de celebrar mais um aniversário, o Vitória SC quer dar mais uma alegria aos adeptos.
Setembro 20, 2024
No próximo dia 28 de setembro, a partir das 17h30, decorrerá no quartel a Sessão Solene de tomada de posse do novo comandante da corporação, Luís Andrade e, simultaneamente, a passagem ao Quadro de Honra do comandante Bento Marques.