GTEAM está a celebrar sete anos de vida

Clube tem sonhos para cumprir.

GTEAM-BARRA
Primeira equipa do GTEAM

A equipa feminina do GTEAM está a celebrar o seu sétimo aniversário. Numa retrospetiva ao passado, mas com o foco no presente e no futuro, o presidente José Fidalgo está satisfeito com o crescimento do clube. “O balanço é extremamente positivo e pode ser avaliado pelo impato que o clube tem tido no panorama desportivo local e mesmo nacional”, começou por dizer.

“Quando o clube foi criado, a prática de futebol e futsal feminino em Guimarães era praticamente residual e só tinha alguma expressão a nível sénior. Existia ainda um estigma muito grande em seu torno. Apesar disso, depois de uma primeira época de experimentação, com atletas de vários escalões a treinar, decidimos na segunda época arrancar com equipas federadas de juvenis, juniores e ainda uma equipa de benjamins”, recordou.

Uma evolução que foi notória ao longo dos últimos anos. “Desde 2014/15 que temos equipas a disputar ininterruptamente todos os campeonatos federados de formação, ao qual acrescentamos, em 2017/18, uma equipa sénior que veio dar continuidade ao trabalho já realizado com as atletas mais jovens”, lembrou.

Um sucesso também que tem crescido fora dos pavilhões. “O crescimento estrutural tem sido uma das grandes conquistas do clube, no qual a aquisição da sede social é um dos pontos altos. A certificação como Entidade Formadora FPF, que muito nos orgulha, é também um atestar da qualidade do trabalho realizado ao longo de sete anos”, regozijou.

Relativamente ao futuro, José Fidalgo é claro. “É impossível falar do futuro, sem falar do presente e das extremas dificuldades pelos quais o desporto passa em particular ao nível da formação. Em 2020/21 iniciamos os treinos em todos os escalões de formação, seguindo de forma rigorosa as indicações da DGS, sabendo ainda assim da incerteza total ao nível dos quadros competitivos”, adiantou. 

“A curto prazo a nossa missão será, tal como dos restantes clubes com escalões de formação, por proporcionar condições de treino em máxima segurança às nossas atletas e lutar pela retoma competitiva. É o projeto mais urgente que temos”, sublinhou.

No entanto, há um grande sonho para cumprir. “O sonho de termos o nosso próprio pavilhão é o grande projeto para futuro. Consideramos ter uma enorme desvantagem relativamente a outras equipas de futsal, nomeadamente de concelhos vizinhos, que usufruem de pavilhões públicos em condições altamente vantajosas. Estamos há sete anos sem um espaço próprio e com elevados encargos no aluguer de instalações de terceiros”, exemplificou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES