Guerra aberta entre a Concelhia de Guimarães e a Distrital Socialista
A lista de candidatos a deputados foi chumbada na reunião da Comissão Política Distrital do PS, a decisão passa agora para as mãos de Pedro Nuno Santos.

A Comissão Política da Federação Distrital de Braga do PS chumbou, na noite de terça para quarta-feira, a lista de candidatos a deputados com 38 votos contra e 31 a favor. Nos dois primeiros lugares da lista reprovada surgiam Isabel Estrada Carvalhais, antiga eurodeputada, como cabeça de lista, seguida de Hernâni Loureiro, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos. Estes dois nomes são de indicação nacional. O candidato de Guimarães aparecia em quinto lugar, atrás da candidata de Vizela.
Em terceiro lugar na lista de candidatos socialistas pelo círculo de Braga aparecia o nome do deputado Pedro Sousa e em quarto lugar a vizelense, também deputada, Irene Costa. O vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, surgia apenas em quinto lugar. Note-se que Ricardo Costa, atual líder da Concelhia de Guimarães e candidato à presidência da Câmara, foi eleito deputado, na legislatura anterior, ocupando o quarto lugar na lista.
Vizela quer garantir a sua deputada
As duas indicações que parecem estar a “baralhar as contas” são a de Hernâni Loureiro, pertencente à Concelhia de Barcelos, que não era deputado na anterior legislatura, e que pela sua proximidade com Pedro Nuno Santos, aparece em segundo e a de Irene Costa, da Concelhia de Vizela, que foi eleita na quinta posição, nas eleições de março de 2024 e que agora é proposta em quarto lugar.
Nas eleições anteriores, o PS elegeu seis deputados pelo círculo de Braga, numa lista encabeçada por José Luís Carneiro que é, agora, o rosto da oposição a Pedro Nuno Santos. Com a ordenação da lista que foi a votação na Comissão Política, se o Partido Socialista tivesse uma uma grande descida na votação, nas eleições de maio, a maior concelhia do país, Guimarães, poderia não eleger nenhum deputado. Esta pode ser a raiz do problema, com o presidente da Federação Distrital, Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara de Vizela, a querer assegurar a eleição de Irene Costa e Ricardo Costa, presidente da Concelhia de Guimarães a querer fazer o mesmo com Paulo Lopes Silva.
Na noite de terça-feira, dia 01, não houve acordo, a votação fechou com 38 votos contra e 31 a favor. Estatutariamente, a decisão cabe agora à Comissão Política Nacional. Pedro Nuno Santos que, no caso de ter uma mau resultado nas próximas eleições legislativas, pode enfrentar eleições internas no PS, vai ter de escolher entre a vontade do líder da Federação Distrital de Braga e a do presidente da maior concelhia do país. Na reunião da Distrital Socialista foi aprovada, por unanimidade, uma recomendação para que Isabel Estrada Carvalhais seja indicada cabeça de lista por este distrito.
A reunião da Comissão Política Nacional do PS que vai aprovar as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais, decorre na noite desta quarta-feira, na sede do PS, em Lisboa.
Jornalista Rui Dias
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 3, 2025
O Rock in Rio Febras de 2025 foi este ano alargado a dois dias, será, dado o sucesso das últimas edições, até agora, o maior e a organização avançou com mais duas confirmações.
Abril 3, 2025
A Comissão Política Nacional do PS, reunida na noite desta quarta-feira, 02 de abril, em Lisboa, aprovou as listas de candidatos a deputados a todos os círculos eleitorais.
Abril 2, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense, que tem tudo o que precisa de saber, à distância de um clique.