Guimarães abre Centro de Marcha e Corrida no Parque da Cidade
Guimarães inaugurou no sábado, dia 29 de novembro, o seu novo Centro de Marcha e Corrida, instalado junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro, no Parque da Cidade.

© CMG
O equipamento, que começa hoje a funcionar com treinos acompanhados e programas abertos à comunidade, representa mais um investimento municipal na promoção da atividade física e na luta contra o sedentarismo.
A iniciativa, liderada pelo Pelouro do Desporto, integra a estratégia local de incentivo a estilos de vida saudáveis. Na cerimónia, o vereador do Desporto, Alberto Martins, destacou a relevância do centro para o combate à inatividade: “Identificar o sedentarismo é o primeiro passo para resolver o problema”, afirmou, acrescentando com humor que será “um dos próximos candidatos a integrar o projeto”, reconhecendo o impacto positivo da iniciativa na condição física dos vimaranenses. O autarca reafirmou ainda que Guimarães “é uma cidade que vive o desporto” e que o atletismo continuará a ser uma prioridade municipal.
A sessão de abertura contou com a presença de várias figuras ligadas ao atletismo nacional, entre elas Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Paulo Guerra, vice-presidente da FPA e coordenador nacional do Programa de Marcha e Corrida, José Luís Ribeiro, presidente da Tempo Livre, e os atletas Ricardo Ribas e Dulce Félix, responsáveis pela coordenação técnica do centro.
Domingos Castro, natural de Guimarães, sublinhou o papel decisivo das autarquias no desenvolvimento do atletismo: “Se não fossem as câmaras municipais, a Federação teria dificuldade em manter portas abertas. São o nosso parceiro de excelência”, afirmou, deixando ainda um apelo direto à população: “Participem, experimentem. Vão gostar”.
Também Paulo Guerra alertou para os “índices muito baixos de atividade física em Portugal”, recordando que o programa de Marcha e Corrida foi criado para “tirar as pessoas de casa, pô-las a conviver e a praticar atividade física de forma orientada”. Entre os benefícios para os inscritos, destacou rastreios da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e diversas parcerias associadas ao programa.
A atleta olímpica Dulce Félix garantiu empenho no acompanhamento dos praticantes, afirmando que o objetivo é “trazer crescimento da atividade física à cidade”, com motivação e acompanhamento técnico qualificado. Já Ricardo Ribas reforçou que o centro será “um ponto de encontro para cidadãos de todas as idades, com programas adaptados a diferentes níveis de condição física, num ambiente seguro, motivador e próximo da natureza”.
Com a inauguração, Guimarães passa a integrar a rede nacional de cerca de 70 Centros de Marcha e Corrida, consolidando-se como território de referência na promoção da saúde, da qualidade de vida e da prática regular de desporto.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Outubro 16, 2026
Contrato com a empresa GEG, do Porto, fica 135 mil euros abaixo do preço-base e tem prazo de execução de 213 dia
Outubro 16, 2026
Iniciativa enquadrada no projeto europeu SENSES realiza-se em Guimarães a 21 e 22 de janeiro de 2027 e junta especialistas internacionais para analisar a influência de tecidos, tapeçarias e indumentária no quotidiano palaciano.
Outubro 16, 2026
O Centro Cultural Vila Flor apresenta no sábado, dia 24 de outubro, "NEVA", uma criação de Joana Magalhães que se situa entre a instalação e o teatro e se dirige à primeira infância. Há duas sessões, às 10h30 e às 16h00, no Grande Auditório Francisca Abreu.
Outubro 16, 2026
O treinador do Moreirense alertou para a exigência física e mental do duelo com o AVS SAD, lembrou o aviso do passado com o Fafe e garantiu que vai apresentar a equipa mais forte para vencer.
Outubro 16, 2026
O Moreirense joga este sábado, às 16h00, no Estádio do CD Aves, em Vila das Aves, frente ao AVS SAD, em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. É a estreia dos cónegos na prova.
Outubro 16, 2026
Piloto vimaranense da Team M. & Costas é um dos quatro representantes nacionais no duelo com a França, de 23 a 25 de outubro





