Guimarães acolhe a 15ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”

No próximo dia 24 de junho, Guimarães será palco da 15ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”, uma iniciativa promovida pela Associação de Ciclismo do Minho que promete transformar a cidade numa verdadeira festa do ciclismo.

© Mais Guimarães

A participação é gratuita e inclui a oferta de uma t-shirt oficial e seguro desportivo, sendo as inscrições limitadas e realizadas exclusivamente online.

A concentração dos participantes está marcada para as 09h00, no arruamento entre o Estádio D. Afonso Henriques e o Pavilhão Almor Vaz (Inatel), com início oficial do passeio às 10h00. Este ano, a organização disponibiliza três opções de percurso: o Passeio e o Mini Passeio, ambos de baixa dificuldade e pensados para todas as idades e condições físicas, e o Trilho de BTT, com cerca de 20 quilómetros, promovido em parceria com a ERDAL – Escola de Referência de Desportos de Ar Livre.

O evento visa não só incentivar a prática desportiva e a mobilidade sustentável através da bicicleta, mas também assinalar uma data histórica de grande simbolismo: a Batalha de São Mamede, travada em 24 de junho de 1128, e conhecida como “a primeira tarde portuguesa”. Para além da vertente desportiva, a iniciativa destaca-se ainda pela participação de figuras públicas e referências do desporto, que reforçam o caráter inclusivo e familiar do evento. Todos os participantes ficam habilitados ao sorteio de diversos prémios, oferecidos pelos parceiros do projeto.

Ao longo dos anos, o Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” tem integrado eventos de grande relevância nacional, como Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, o Dia Olímpico do Comité Olímpico de Portugal (2013), ou as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), entre outros. O evento conta com o apoio de várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de Ciclismo, SEG 3 – Mediação de Seguros, Arrecadações da Quintã, Viamaris, e muitas outras instituições e empresas locais e nacionais.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS