Guimarães acolhe encontro nacional sobre a integração de pessoas sem abrigo
No próximo dia 14 de maio, o Auditório do Teatro Jordão, em Guimarães, será palco de um encontro nacional que reunirá especialistas, técnicos, representantes institucionais e membros da comunidade para refletir sobre práticas, estratégias e políticas públicas com impacto na vida das pessoas em situação de sem-abrigo.

© CMG
O evento, que propõe uma abordagem centrada na empatia e na dignidade humana, contará com painéis temáticos, conferências e momentos culturais, promovendo o diálogo e a partilha de experiências inovadoras oriundas de várias regiões do país. A sessão de abertura está marcada para as 09h30 e será seguida pela apresentação das linhas estratégicas da nova ENIPSSA 2025-2030 (Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo), conduzida por Henrique Joaquim, atual coordenador nacional da estratégia.
A conferência inaugural ficará a cargo de Carlos Farinha Rodrigues, do ISEG – Universidade de Lisboa, que abordará o tema “Pobreza e exclusão social: uma responsabilidade coletiva”, com moderação de Céline Luís, coordenadora do NPISA de Loulé.
Durante a manhã, serão apresentadas iniciativas de intervenção social com impacto comprovado, como o projeto Morada Certa, da InPulsar (Leiria), e o programa de saúde CAEM MM, da Ares do Pinhal (Lisboa). As equipes dos NPISA de Barcelos, Espinho e Porto também partilharão as suas experiências locais.
A tarde será marcada por momentos de expressão artística e reflexão, com destaque para a peça “O Que Carregamos?”, encenada pelo Grupo de Teatro do Lado de Fora, da associação Apuro (Porto). Haverá ainda a apresentação de um projeto-piloto baseado na metodologia Ubuntu, em curso em Guimarães, com a presença de representantes do IPAV.
O evento termina com uma sessão de encerramento que reúne vozes institucionais de diferentes pontos da Região Norte, incluindo representantes dos NPISA, das autarquias do Porto e de Guimarães, e da rede EAPN Portugal. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Para se inscrever, consulte o site Guimarães Visível.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Outubro 4, 2025
O Vitória SC venceu este sábado o Santa Clara por 2-1, no Estádio D. Afonso Henriques, depois de inverter um resultado desfavorável.
Outubro 4, 2025
O comício na tarde deste sábado, 04 de outubro, no Centro de Artes e Espetáculos de S. Mamede, antecedido por uma participada arruada, transformou-se numa demonstração de força da coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP).
Outubro 4, 2025
O Moreirense viajou até à Madeira para defrontar o Nacional, em partida marcada pelo equilíbrio. O encontro terminou com triunfo madeirense por 3-2, após duas grandes penalidades convertidas por Chuchu Ramírez.
Outubro 4, 2025
O Município de Guimarães vai celebrar o Dia Internacional do Idoso com um vasto conjunto de iniciativas entre 1 e 10 de outubro de 2025, em colaboração com instituições sociais e várias entidades parceiras do concelho.
Outubro 4, 2025
O Vitória Sport Clube arranca a temporada 2025/2026 este sábado, em Felgueiras, com a disputa da Supertaça Carlos Meinêdo frente ao Paredes Polo Aquático. O jogo, marcado para as 17h00 nas piscinas municipais, marca o primeiro grande desafio oficial do conjunto orientado por Vítor Macedo, que na época passada conquistou Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.
Outubro 4, 2025
Os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam a poder beneficiar de comparticipações em tratamentos termais, até ao limite anual de 110 euros por pessoa. A medida, prevista numa portaria publicada em agosto, entrou na passada quarta-feira, 01 de outubro, em vigor e fixa em dois milhões de euros o valor máximo de comparticipação do Estado para este tipo de cuidados.