Guimarães acolhe encontro nacional sobre a integração de pessoas sem abrigo
No próximo dia 14 de maio, o Auditório do Teatro Jordão, em Guimarães, será palco de um encontro nacional que reunirá especialistas, técnicos, representantes institucionais e membros da comunidade para refletir sobre práticas, estratégias e políticas públicas com impacto na vida das pessoas em situação de sem-abrigo.

© CMG
O evento, que propõe uma abordagem centrada na empatia e na dignidade humana, contará com painéis temáticos, conferências e momentos culturais, promovendo o diálogo e a partilha de experiências inovadoras oriundas de várias regiões do país. A sessão de abertura está marcada para as 09h30 e será seguida pela apresentação das linhas estratégicas da nova ENIPSSA 2025-2030 (Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo), conduzida por Henrique Joaquim, atual coordenador nacional da estratégia.
A conferência inaugural ficará a cargo de Carlos Farinha Rodrigues, do ISEG – Universidade de Lisboa, que abordará o tema “Pobreza e exclusão social: uma responsabilidade coletiva”, com moderação de Céline Luís, coordenadora do NPISA de Loulé.
Durante a manhã, serão apresentadas iniciativas de intervenção social com impacto comprovado, como o projeto Morada Certa, da InPulsar (Leiria), e o programa de saúde CAEM MM, da Ares do Pinhal (Lisboa). As equipes dos NPISA de Barcelos, Espinho e Porto também partilharão as suas experiências locais.
A tarde será marcada por momentos de expressão artística e reflexão, com destaque para a peça “O Que Carregamos?”, encenada pelo Grupo de Teatro do Lado de Fora, da associação Apuro (Porto). Haverá ainda a apresentação de um projeto-piloto baseado na metodologia Ubuntu, em curso em Guimarães, com a presença de representantes do IPAV.
O evento termina com uma sessão de encerramento que reúne vozes institucionais de diferentes pontos da Região Norte, incluindo representantes dos NPISA, das autarquias do Porto e de Guimarães, e da rede EAPN Portugal. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Para se inscrever, consulte o site Guimarães Visível.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 30, 2025
O Estádio D. Afonso Henriques será palco do primeiro jogo de 2026, na sexta-feira, dia 2 de janeiro, com início marcado para as 20h45.
Dezembro 30, 2025
António Cunha anunciou a sua recandidatura ao cargo de presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte), apresentando-se novamente como candidato independente e defendendo uma liderança regional "próxima, experiente e orientada para os desafios estruturais que a Região enfrenta".
Dezembro 30, 2025
A entrada no novo ano em Guimarães deverá ser marcada por temperaturas baixas, mas sem precipitação no momento da passagem de ano. De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelas 0h00 de 01 de janeiro os termómetros deverão marcar cerca de 3 graus Celsius.
Dezembro 30, 2025
O ano de 2026 deverá ser marcado por um abrandamento da inflação para 2,1% e por um novo alívio no IRS, mas este cenário não impedirá uma subida generalizada dos preços de vários bens e serviços essenciais.
Dezembro 29, 2025
A noite de Réveillon no Largo do Toural, em Guimarães, promete muita música e animação para dar as boas-vindas a 2026, com um programa diversificado que se estende até de madrugada e transporte público gratuito para facilitar o acesso ao centro da cidade.
Dezembro 29, 2025
Aconteceu na tarde deste domingo, 28 de dezembro, a inauguração do espaço Soraia Leite – Cake Design, localizado na Rua de São Tiago, Loja 3, em Ronfe. O novo ateliê nasce inteiramente dedicado à arte dos bolos personalizados, doces exclusivos e a todos os detalhes que transformam cada celebração num momento único.





