Guimarães acolheu jornadas de investigação clínica e atividade científica

Mais de duas centenas de participantes nas primeiras Jornadas de Investigação Clínica e Atividade Científica, que decorreramnos dias 22 e 23 de junho, em Guimarães, com o objetivo de criar novos espaços de colaboração científica no processo assistencial aos pacientes.

Esta iniciativa é, segundo Pedro Cunha, “uma nova etapa em diferentes domínios na cooperação entre instituições de serviço público nacionais, através de uma plataforma de conhecimento alicerçada na troca de experiências com a perspetiva de aprofundar esse conhecimento”.

O Presidente da Câmara, Domingos Bragança, vincou que o tema da saúde “diz respeito a toda a comunidade” e manifestou a colaboração de Guimarães para a promoção de ações na área da investigação clínica, no âmbito de uma cooperação já enraizada com a Universidade do Minho e os Centros de Conhecimento instalados no território. “É importante estabelecer sinergias entre os Centros de Saúde, Cuidados Primários e Cuidados Hospitalares, para que de um modo articulado seja possível criar condições de bem-estar para os cidadãos. Guimarães é um território que está aberto a modelos colaborativos e de cooperação, com as Escolas, Universidade, Centros de Conhecimento, Hospital e desenvolver projetos de investigação e inovação”. 

“Há ainda muito para fazer na coordenação entre os Centros de Saúde e a Rede Hospitalar. Existe vontade, mas é importante colocar na prática através dos meios tecnológicos disponíveis, com a necessária eficácia, reforçando a capacidade de colaboração e encontrar novas soluções que esta pandemia acabou por nos ensinar”, salientou Domingos Bragança.

O presidente do Conselho Administração do Hospital de Guimarães, Henrique Capelas, apontou que “estas jornadas são importantes pelo seu grande impacto clínico e científico, com um duplo vetor na partilha do processo de investigação que é permitir um progressivo incremento na investigação científica aos níveis dos cuidados primários e cuidados hospitalares”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?