GUIMARÃES ACEITE NO FÓRUM DO AMBIENTE PELA EUROCITIES
Boas práticas ambientais vimaranenses foram apresentadas em Milão.

Boas práticas ambientais vimaranenses foram apresentadas em Milão. A Assembleia Geral da EUROCITIES, rede que integra as maiores cidades europeias, aprovou a adesão de Guimarães ao Fórum do Ambiente, grupo de trabalho no qual são analisadas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e que representa a organização das cidades junto da Comissão Europeia em Bruxelas, entre outras instituições.
Na reunião, uma delegação de Guimarães deu a conhecer em Milão, durante a conferência anual da EUROCITIES, um conjunto de boas práticas ambientais que têm sido implementadas pela Câmara Municipal, como é o caso da Academia de Ginástica como edifício sustentável, Ecovia, Bacias de Retenção, Programa PEGADAS, projeto pioneiro de recolha de resíduos no Centro Histórico (PAYT), entre outros.
Sob o tema “Sharing Cities” (Cidades que Partilham), conceito que significa a partilha de valores através de uma economia híbrida, Guimarães apresentou às restantes cidades a importância do desenvolvimento de estratégias apoiadas na educação, sensibilização, planeamento e partilha para a implementação de um modelo de território sustentável, no caminho que está a ser percorrido para ser candidata a Capital Verde Europeia. Foi também destacada a importância da reabilitação urbana e do património cultural, bem como o título de Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Desporto.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 9, 2025
A autarquia apela à atenção redobrada dos condutores e à condução com precaução, uma vez que os trabalhos de finalização da via ainda decorrem.
Maio 9, 2025
A Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol já anunciou as equipas de arbitragem para os jogos da 33.ª jornada da Liga Portugal.
Maio 9, 2025
O presidente do São Cristóvão, Rui Machado, manifestou publicamente a sua satisfação pelo avanço no processo de construção da bancada do clube, um objetivo pelo qual a atual Direção tem vindo a batalhar há mais de dois anos.