Guimarães aguarda apoio do PRR para disponibilizar 617 vagas em creche

Foram 10 as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que se candidataram ao aumento do número de lugares nas creches. No entanto, os projetos mantêm-se mesmo que as instituições não recebam essas verbas.

© Direitos Reservados

Depois do Governo abrir o financiamento às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Guimarães viu “a possibilidade de alargamento para as respostas na creche”, explica Paula Oliveira, vereadora com os pelouros da Ação Social na Câmara Municipal de Guimarães. As instituições receberam parecer positivo do município mas os projetos terão de ser executados até 2016

Assim, 617 vagas nascem da candidatura de 10 IPSS do concelho: Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos (92), Centro Social e Paroquial de São Dâmaso (30), Centro Social de Souto S. Salvador, Souto Sta. Maria e Gondomar (40), Centro Pastoral Bento Martins Júnior (66), ASPEV – Associação Pevidém Vida a Cores (42), Grupo Desportivo e Recreativo “Os Amigos de Urgezes” (41), Mais Mesão Frio – Cooperativa para a Solidariedade Social (123), Educação e Cultura, Lar de Sta. Estefânia (134), Fundação Stela e Oswaldo Bomfim (46)e Infantário Nuno Simões (3).

No entanto, os projetos “avançarão mesmo que estas não sejam contempladas com as verbas”, garante a vereadora.

© Direitos Reservados

Na reunião de câmara realizada esta segunda-feira, dia 20 de maio, Paula Oliveira deu conta que o concelho viu abrirem mais 464 vagas nas creches de berçário (0-2 anos de idade). Estes lugares foram criados ao abrigo da portaria 190-A, em que a Segurança Social permitiu que fossem adicionadas adicionadas mais duas crianças por sala nas “instituições cujo alargamento era permitido”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES