Guimarães apresentou programa oficial das comemorações do 24 de Junho
A Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta sexta-feira, 13 de junho, o programa oficial das comemorações do 24 de Junho, data que assinala a Batalha de São Mamede (1128), celebrada como o “Dia Um de Portugal” – a primeira tarde da nacionalidade portuguesa.

© Helena Lopes / Mais Guimarães
O programa inclui uma programação que cruza história, envolvimento comunitário e celebração popular. Tal como em edições anteriores, o programa contará com três momentos centrais: as Jornadas Históricas, a Feira Afonsina e a Sessão Solene do 24 de Junho.
Durante a apresentação no Largo Condessa do Juncal, o vereador da Cultura, Miguel Oliveira, destacou que o objetivo das comemorações é “aliar a dimensão histórica à participação popular, criando um ambiente que recorda e celebra o episódio decisivo que viria a abrir caminho à independência de Portugal”. O número exato de investimento da Câmara Municipal na edição deste ano da Feira Afonsina ainda não foi revelado, ficando a divulgação dependente do fecho da programação. No entanto, Miguel Oliveira manifestou expectativa de ultrapassar os 200 mil participantes, número estimado da edição de 2024.
Jornadas Históricas arrancam este sábado
As celebrações têm início já este sábado, 14 de junho, com as Jornadas Históricas, organizadas pela Sociedade Martins Sarmento. Este ano, o programa é dedicado à figura do rei D. Dinis, destacando o impacto das suas decisões na transformação urbana de Guimarães, nomeadamente a construção das muralhas.
O presidente da Sociedade Martins Sarmento, Antero Ferreira, salientou a escolha temática: “Temos escolhido figuras de Guimarães e este ano escolhemos D. Dinis pela intervenção que teve na transformação do espaço da cidade. Teremos um conjunto de investigadores de renome”.
As Jornadas incluem a apresentação da V Revista Afonsina, dedicada a Mumadona Dias, e conferências por nomes de referência como José Augusto Sottomayor-Pizarro, Saul António Gomes, José Ferrão Afonso, Rita Sousa e João Gouveia Monteiro, com temas que vão das Cortes de 1288 às reformas militares de D. Dinis. A jornada encerra com a apresentação de dois livros integrados nas comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede (1128–2028).
Feira Afonsina alargada e com novos espaços
A Feira Afonsina, que chega este ano à sua 13ª edição, decorrerá entre os dias 20 e 24 de junho, com mais dias e novas áreas abrangidas, em relação ao ano anterior. A zona de Couros deixa de integrar o recinto, mas foram acrescentados o Largo Condessa do Juncal (zona de mercadores) e o Largo da Misericórdia, que acolherá espetáculos.
Entre as novidades logísticas, destacam-se o reforço da rede de sanitários públicos, a introdução de momentos com redução de ruído para maior inclusão e o aumento de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. Um dos pontos altos será o desfile de encerramento, com todos os participantes, desde a estátua de D. Afonso Henriques até ao Largo da Oliveira.
Sessão Solene do 24 de Junho celebra a Batalha de São Mamede
O grande momento das comemorações será a Sessão Solene do dia 24 de Junho, às 21h30, evocando diretamente a Batalha de São Mamede. Este ano, a presença de representantes do Estado ainda não está confirmada, após os convites endereçados ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, terem sido declinados. A cerimónia contará com a participação da Orquestra de Guimarães e do Coro Comunitário de S. Mamede, sob a direção de Ricardo Batista.
Antes disso, pelas 12h00, o Paço dos Duques de Bragança acolherá uma Torre Humana, com a participação de cidadãos da cidade espanhola geminada com Guimarães, Igualada. O vereador Miguel Oliveira quis destacar o “esforço e dedicação do setor cultural municipal na organização destas iniciativas”. “É um evento que não parece, mas que dá muito trabalho. Queremos sempre inovar. A história fala por si, mas não nos contentamos com isso”, sublinhou.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 22, 2026
O Sporting superou o teste em Moreira de Cónegos e confirmou o favoritismo frente ao Moreirense, num encontro que apenas ficou desbloqueado na segunda parte, após o primeiro golo leonino.
Fevereiro 22, 2026
O treinador do Vitória, Luís Pinto, considerou que a sua equipa realizou uma exibição de elevado nível na deslocação ao terreno do rival minhoto, apesar da derrota frente ao Braga.
Fevereiro 22, 2026
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga inviabilizou uma coreografia preparada para o jogo da 23ª jornada da I Liga entre o Braga e o Vitória, disputado no Estádio Municipal de Braga, por considerar existirem riscos significativos para a segurança dos adeptos.
Fevereiro 20, 2026
O técnico assumiu a dificuldade do desafio, mas garantiu ambição total para discutir o resultado.
Fevereiro 20, 2026
A Assembleia Municipal de Guimarães realiza no próximo dia 27 de fevereiro de 2026, às 21h00, uma sessão ordinária no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Fevereiro 20, 2026
Francisco Ferreira Machado, aluno do 1.º ano da Licenciatura no Departamento de Música e estudante de Viola d’Arco, foi distinguido com o 1.º Prémio no Concurso Internacional de Corda Cidade de Vigo, que decorreu a 7 de dezembro.





