GUIMARÃES ASSINALA DIA MUNDIAL DA DIABETES

O Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, será assinalado em Guimarães com um conjunto de atividades de sensibilização para a problemática, ao longo da próxima semana (11 a 17 de novembro).

Na segunda-feira, pelas 21h00, realiza-se a iniciativa “Corre Corre” contra a diabetes, no âmbito da atividade física. Na quarta-feira, 13 de novembro, está programa uma palestra alusiva ao tema “Diabetes para a Comunidade”, com a participação de Cristina Cunha, Assistente Hospitalar Medicina Interna do HSOG e Manuela Nogueira, Nutricionista do ACES do Alto Ave. Esta sessão decorrerá na Casa da Memória, com entrada livre.

Na quinta-feira, o Dia Mundial da Diabetes, realiza-se a sessão solene, às 10h00, no auditório do Hospital Senhora da Oliveira, seguindo-se uma mesa redonda para debater “Tratamento da Diabetes – Ações e Resultados” , com a participação de Joana Ferreira (Int. Formação Específica Medicina Interna HSOG), Carla Meireles Bilhoto (Assist. Graduação Hospitalar Pediatria HSOG), Alexandra Passos (Conselho Clínico do ACES do Alto Ave) e moderado por Elisa Torres (Assist. Hospitalar Graduada Medicina Interna e responsável Consulta de Diabetes HSOG)

No sábado, 16 de novembro, estão previstas ações de sensibilização no combate à diabetes, entre as 09h30 e as 13h00, no Mercadinho Biológico e Laboratório da Paisagem. No programa consta ainda Rastreios e Avaliação de Risco da Diabetes – ACES (09h00-16h30); Educabicla – Get Green (10h00-15h30), Aula de Pilates – Solinca (10h00); Aula de Desporto Sénior, Solinca (16h00) e Passeio de Bicicleta pela cidade – Get Green (17h00).

No domingo, 17 de novembro, realiza-se a “Caminhada” contra a Diabetes, com partida no Largo do Toural às 10h30.

Esta ação é desenvolvida pelo núcleo hospitalar da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Hospital da Senhora da Oliveira em coorganização com a Câmara Municipal de Guimarães, ACES do Alto Ave, Lions Guimarães e GUIMAGYM.

Segundo a autarquia vimaranense, a diabetes é uma doença que atinge mais de 13% da população portuguesa sendo que cerca de metade das pessoas não sabem que têm Diabetes. A maioria dos casos podem ser prevenidos com a adoção de um estilo de vida saudável no qual se engloba uma alimentação equilibrada, exercício físico regular, entre outros.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?