Guimarães atribui mais de 300 mil euros a projetos artísticos

O IMPACTA é uma ferramenta de apoio às artes do Município de Guimarães em vigor desde o início de 2020.

musica-artes-Barra-+G-10-anos

IMPACTA garante continuidade a artistas e associações culturais a trabalharem dentro e fora do território.

© Joana Meneses / Mais Guimarães

O Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas (IMPACTA) vai apoiar dezenas de projetos artísticos no primeiro semestre de 2023.

Ao todo, o investimento é de 313,933€ euros, um dos valores mais altos alguma vez atribuídos para a área da cultura num único semestre. A este valor, acrescem cerca de 13.000 euros de projetos transitados de 2022 para 2023, que requereram o adiamento do prazo de execução do projeto.

Para este primeiro IMPACTA do novo ano, concorreram cerca de duas centenas de associações e artistas de Guimarães, pelo que foram selecionados mais de 100 projetos artísticos de vários pontos do concelho. Os programas cujo valor foi atribuído para este semestre serão implementados em conformidade com os modelos apresentados.

Para os primeiros seis meses de 2023 foram atribuídos sete apoios financeiros a planos anuais de atividade, 21 projetos pontuais, seis apoios financeiros de investimentos, cinco planos de artes visuais e curadoria, seis entidades para projetos de artes performativas, dois de composição musical, sete montantes para produções literárias, musicais e videográficas (em suportes físicos e digitais), dois projetos artísticos de circulação nacional e internacional, 44 programas que vão circular pelo concelho e um projeto de investigação.

As verbas serão disponibilizadas aos artistas e coletivos selecionados através da apresentação dos seus programas já definidos, tendo por base um apoio inicial até 50% do valor atribuído, sendo que o restante valor será entregue aquando da conclusão ou da apresentação do projeto.

 O IMPACTA é uma ferramenta de apoio às artes do Município de Guimarães em vigor desde o início de 2020 e que veio substituir o antigo RMECARH, com modelos de apoios financeiros a diversas áreas culturais e também a artistas em nome individual.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES