Guimarães candidata-se a Capital Verde Europeia 2025
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesGuimarães vai apresentar, no primeiro trimestre deste ano, uma nova Candidatura a Capital Verde Europeia.
Com o propósito de tornar esta recandidatura o mais abrangente possível, Domingos Bragança reuniu esta semana os líderes das bancadas parlamentares da Assembleia Municipal para a apresentação das novas linhas gerais do documento que a sustenta.
Nesse encontro, o presidente da Câmara Municipal referiu que já a candidatura de 2017, em que Guimarães não saiu vencedora, “foi muito consensual”, mostrando satisfação por isso e pela candidatura ter ficado também bem posicionada, “à frente de muitas cidades”. Relativamente a 2017 disse que foram identificados “alguns indicadores que precisávamos melhorar, e foi o que fizemos”.
Tendo em conta as palavras do edil vimaranense, e o facto de ter colocado a sua vice-presidente, Adelina Pinto, como responsával por este dossier no início do seu último mandato na Câmara Municipal, podemos antever uma candidatura forte de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2025, ano de saída de Bragança da Câmara Municipal.
Bragança tem a possibilidade de, caso a candidatura seja vencedora, sair pela porta grande da Câmara, com um título que será lembrado por muitos anos. E talvez, como a sua maior conquista.
Mas, mais importante do que títulos, e como também tem sido referido – diga-se – é que o trabalho desenvolvido no terreno contribua significativamente para a melhoria do ambiente no concelho e, simultaneamente e por inerência, para o bem estar da população. E com títulos ou não, que o futuro em Guimarães seja mais verde.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.
Abril 24, 2025
O serviço AIMA (Agência para a Imigração e Mobilidade), em Guimarães, tem vindo a desempenhar um papel importante na regularização e integração de migrantes, num esforço articulado entre o Município, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) e a estrutura nacional da Agência.