Guimarães Capital Verde 2026: As reações
Não tardaram a surgir, pelas mais diferentes vias, reações à obtenção do título para Guimarães de Capital Verde Europeia 2026.
Ricardo Araújo, vereador municipal da coligação “Juntos por Guimarães” e deputado à Assembleia da República:
“Felicito a Câmara Municipal de Guimarães e todos os envolvidos neste desígnio coletivo de sermos Capital Verde Europeia em 2026. O PSD esteve sempre ao lado deste objetivo, apoiando o trabalho que conduziu a este desfecho de sucesso que a todos deve orgulhar. Agora, é altura de celebrar e trabalhar para continuarmos a fazer do nosso concelho um território ainda mais amigo do ambiente e da sustentabilidade.
Estamos todos do mesmo lado neste caminho de continuar a afirmar Guimarães como Capital Verde Europeia, dando o melhor em favor de um ambiente sustentável e da biodiversidade, agora, durante e depois desta etapa, num trabalho coletivo que a todos deve mobilizar e envolver, fazendo de Guimarães um território efetivamente inspirador para a ação das cidades europeias nas políticas ambientais. Felicito o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, bem como os responsáveis e técnicos da candidatura, designadamente a Professora Isabel Loureiro, Carlos Ribeiro e Dalila Sepúlveda, por todo o trabalho desenvolvido, assim como todos quantos, instituições e cidadãos, se envolveram e envolvem nesta causa comum que valoriza, eleva e enobrece o nosso concelho, contribuindo para a sua afirmação e reconhecimento”.
Ricardo Costa, deputado do PS à Assembleia da República e líder da concelhia do partido:
“Felicito o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, bem como os responsáveis e técnicos da candidatura, designadamente a Professora Isabel Loureiro, Carlos Ribeiro e Dalila Sepúlveda, por todo o trabalho desenvolvido, assim como todos quantos, instituições e cidadãos, se envolveram e envolvem nesta causa comum que valoriza, eleva e enobrece o nosso concelho, contribuindo para a sua afirmação e reconhecimento”.
Concelhia do PS Guimarães:
“O Partido Socialista felicita o Município, o Laboratório da Paisagem e a Estrutura de Missão Guimarães 2030, que trabalharam afincadamente neste projeto, sob a liderança do presidente Domingos Bragança, que soube acreditar e potenciar este caminho.
Esta é uma distinção muito relevante, ao reconhecer as políticas e os investimentos realizados na nossa cidade no âmbito da sustentabilidade, do ambiente, da neutralidade carbónica e do combate às alterações climáticas.
Este prémio orgulha Guimarães, une a comunidade e reforça o nosso sentido coletivo. É uma conquista que pertence a cada vimaranense e, por isso, deve ser entendida como uma responsabilidade acrescida na promoção de boas práticas ambientes. A concelhia de Guimarães do PS orgulha-se do trabalho desenvolvido pelos seus autarcas e pela visão estratégica que tem pautado a sua governação”.
Grupo Municipal da CDU Guimarães:
“A CDU saúda a decisão de atribuir o título de Capital Verde Europeia a Guimarães. Enaltecemos, sobretudo, o trabalho árduo das equipas de trabalhadores, técnicos, cientistas, investigadores que contribuíram para que esta candidatura fosse vencedora.
O prémio Capital Verde Europeia, coloca, até 2026, muitos desafios ao executivo camarário, ao tecido económico e a todos os vimaranenses. Neste momento de celebração, a CDU chama a atenção para seis pilares essenciais que a Câmara tem pela frente para devolver a quem vive no nosso concelho o direito à qualidade de vida – mais e melhores transportes públicos coletivos; desenvolvimento da Ferrovia; redução do tráfego automóvel; promoção da mobilidade suave; preservação e respeito pela água e pelos solos”.
Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre: “E ainda nos perguntam por que temos tanto orgulho na nossa terra”!
“Parabéns a todos. O caminho valeu a pena! Muito orgulhoso e feliz por ter feito parte desse caminho iniciado em 2013, sob a liderança e a crença de Domingos Bragança, e que foi prosseguindo, com redobrado empenhamento nos anos seguintes. Este é o futuro. E Guimarães compromete-se com esse futuro feito de respeito pela natureza e pelo ambiente, de respeito pelo mundo que querermos legar aos nossos filhos e netos. 2012 Guimarães Capital Europeia da Cultura – 2013 Guimarães Cidade Europeia do Desporto – 2026 Guimarães Capital Verde Europeia. E ainda nos perguntam por que temos tanto orgulho na nossa terra”!
Universidade das Nações Unidas – UNU-EGOV:
“A Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV) felicita o Município de Guimarães pela aprovação da candidatura a Capital Verde Europeia 2026, segundo decisão da Comissão Europeia anunciada esta quarta-feira numa cerimónia em Valência (Espanha), cidade que detém este ano o título.
A UNU-EGOV sente um enorme orgulho em estar sediada numa cidade comprometida com a sustentabilidade, inovação e preservação ambiental e partilha com todos os vimaranenses a alegria por esta merecida conquista do título de Capital Verde Europeia. Que este marco inspire outras cidades a seguirem o exemplo e construírem um futuro mais verde e sustentável para todos”, declara Delfina Soares, diretora da UNU-EGOV, a partir de Valência, integrando a comitiva da candidatura portuguesa”.
Guimarães Marca: “Este prémio é de todos”
“Guimarães é Capital Verde Europeia 2026! Este prémio é o reconhecimento do caminho de excelência que as empresas, cidadãos, entidades e associações vimaranenses têm traçado na área da sustentabilidade e da neutralidade climática. Mais do que uma distinção, este é um importante passo para a nossa cidade.
É sinal de que estamos no caminho certo para a transição verde! Este prémio é de todos.
Damos os parabéns às cidades finalistas da Capital Verde Europeia 2026, Heilbronn e Klagenfurt. Juntos estamos a construir uma cidade e um planeta melhor! 🌎
Estendemos os nossos parabéns ao vencedor do Green Leaf Award, anunciado, também, hoje, a cidade de Águeda”.
Comissão Política Concelhia e o Grupo Municipal do CHEGA – Guimarães
“A Comissão Política Concelhia do CHEGA e o seu Grupo Municipal congratulam a Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, bem como todo o Executivo, técnicos e funcionários, pela atribuição do tão aguardado prémio de Capital Verde Europeia. Esta distinção é um reconhecimento do trabalho árduo e das políticas implementadas no sentido de tornar o nosso concelho mais sustentável e amigo do ambiente. Este galardão é motivo de orgulho para todos os munícipes e deve servir como incentivo para alcançar novas conquistas e objetivos que promovam a qualidade de vida e o bem-estar da população, pensando sempre na verdadeira luta ambiental, livre de agendas, modas e lobbys.
Destacamos o trabalho já realizado e os projetos em andamento no âmbito ambiental, nomeadamente: Saneamento Básico Acessível a Toda a População, uma prioridade para o CHEGA, que desde 2021 o defende, e se traduz em saúde pública e dignidade para todos os cidadãos; Mobilidade Flexível e Sustentável, com soluções que tornem os deslocamentos mais eficientes, e que cubram todo o território, diferente da deturpação que lhe fizeram: Aumento das Áreas Verdes, incluindo a criação de um parque florestal na zona Castreja, uma das propostas apresentadas e defendidas pelo CHEGA. Estas iniciativas, que refletem preocupações que o nosso partido tem vindo a defender, começam agora a ganhar forma, mas não podem ser abandonadas ou deixadas desertas de investimento. A responsabilidade é garantir que esta distinção se converta em mais progresso, não apenas no papel, mas na vida quotidiana de todos os munícipes.
Este é o momento para festejar, mas também para continuar a planear e trabalhar em prol de novas vitórias para o nosso concelho e para os vimaranenses. O CHEGA mantém-se vigilante e empenhado em contribuir com propostas que elevem ainda mais o nosso concelho, colocando-o como referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 21, 2024
O Moreirense sofreu, este sábado, dia 21, a primeira derrota em casa, desta feita frente ao FC Porto, por 0-3.
Dezembro 21, 2024
A Junta de Freguesia de Aldão organiza na noite deste sábado, 21 de dezembro, um Concerto Solidário de Natal.
Dezembro 20, 2024
Inserida numa estratégia de crescimento e solidificação da marca, e de aproximação ao cliente, a MOOD imobiliária inaugurou na tarde desta sexta-feira, dia 20 de dezembro, o seu novo espaço na Rua de Santo António, em Guimarães.