Guimarães celebra 24 de Junho com programa solene e evocativo da Batalha de São Mamede
O município de Guimarães assinala o 24 de junho, feriado municipal e data simbólica da fundação da nacionalidade portuguesa, com um programa repleto de momentos solenes, culturais e evocativos da Batalha de São Mamede, travada em 1128.

© CMG
As comemorações arrancam logo pela manhã, às 09h30, com o tradicional Hastear das Bandeiras nos Paços do Concelho. Às 10h30, será inaugurada oficialmente a nova sede da Junta de Freguesia de Ronfe.
Pelas 12h00, o exterior do Paço dos Duques de Bragança será palco de uma atuação dos “Moixiganguers d’Igualada”, um grupo catalão conhecido pelas suas torres humanas, proporcionando um momento de animação cultural e internacionalização das celebrações.
A componente religiosa tem lugar às 17h00, com a Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Ao final da tarde, às 18h30, o Exército Português protagoniza as Cerimónias Comemorativas do 897º Aniversário da Batalha de São Mamede, junto à Estátua de D. Afonso Henriques, na Rua Conde D. Henrique, honrando o legado fundacional do primeiro rei de Portugal.
O programa culmina com a Sessão Solene Evocativa do 24 de Junho de 1128, às 21h30, onde será feita a aposição de condecorações honoríficas, no CCVF. A noite encerra com o concerto “Nessa primeira tarde Portuguesa”, interpretado pela Orquestra de Guimarães em conjunto com o Coro São Mamede.