Guimarães celebra Dia Um de Portugal com Jornadas Históricas e Feira Afonsina dedicadas a D. Dinis e Afonso Henriques
Guimarães prepara-se para assinalar, ao longo do mês de junho, o Dia Um de Portugal com duas marcantes viagens ao passado. As celebrações evocam figuras centrais da fundação da nacionalidade portuguesa, destacando a ligação de D. Dinis à cidade e a Investidura de Afonso Henriques.

© Joana Meneses / Mais Guimarães
As Jornadas Históricas realizam-se a 14 de junho, na Sociedade Martins Sarmento, e têm como foco o reinado de D. Dinis e a sua ligação a Guimarães, datada de 1288. Esta sexta edição do evento científico reúne investigadores de renome como José Augusto de Sottomayor-Pizarro, Saul António Gomes, José Ferrão Afonso, Rita Sousa e João Gouveia Monteiro. Será também apresentada a edição de 2024 da Revista Afonsina, dedicada a “Mumadona Dias e o Paço Condal do século X”, por Antero Ferreira, presidente da instituição anfitriã.
De 20 a 24 de junho, o centro histórico transforma-se com a Feira Afonsina, este ano dedicada à Investidura de Afonso Henriques. O evento recria o momento simbólico em que o infante é armado cavaleiro, há 900 anos, em Zamora, dando início à luta pela independência de Portugal. Mercados temáticos, recriações históricas, batalhas encenadas, espetáculos, gastronomia e animação para todas as idades prometem envolver a comunidade e os visitantes no espírito medieval.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 24 de junho, data da emblemática Batalha de São Mamede (1128), considerada por José Mattoso como “A primeira tarde portuguesa”. O programa culmina às 21h30, no Campo de S. Mamede, com a cerimónia de condecorações honoríficas e um concerto da Orquestra de Guimarães com o Coro Comunitário.
Todos os eventos são de entrada gratuita, estando apenas sujeitos à lotação dos espaços. O programa completo está disponível na plataforma Em Guimarães.